Ouça a entrevista exclusiva de Luiza Romão, autora de ‘Também Guardamos Pedras Aqui’, à reportagem da CBN na FIL em Ribeirão
A escritora Luisa Romão, vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura em 2022, é uma das convidadas da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto deste ano. Poeta e atriz, Luisa é autora dos livros Coquitão, Motolove e Sangria. Em 2022, recebeu o Prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano com a obra Também Guardamos Pedras Aqui.
Prêmio Jabuti e a Inspiração em Também Guardamos Pedras Aqui
Em entrevista, Luisa descreveu Também Guardamos Pedras Aqui como um livro de poemas que dialoga criticamente com a Ilíada, questionando como a tradição literária ocidental invisibilizou diversas culturas e impactou o Brasil de forma violenta por meio da colonização.
O Islã e a Poesia Falada
Luisa também falou sobre sua trajetória no Islã, especificamente nas poetre slams, batalhas de poesia surgidas na década de 80 em Chicago e trazidas ao Brasil em 2008. Sua participação desde 2013 influenciou significativamente sua escrita, transformando-a em uma artista da palavra falada, dando voz a temas silenciados e representando uma poesia periférica.
Leia também
A Importância das Políticas Públicas Culturais e a Participação na Feira do Livro
A escritora destacou a importância da retomada de políticas públicas culturais para dar visibilidade a vozes e narrativas historicamente invisibilizadas. Sua participação na Feira do Livro de Ribeirão Preto incluiu apresentações no Teatro Meira Júnior, com intervenções cênicas de seus poemas, além de rodas de conversa e a peça Garotas Mortas, baseada no livro de Selva Almada, que discute o feminicídio. Luisa finaliza convidando os leitores a acompanharem seu trabalho nas redes sociais.



