Montante é 75% maior do que o registrado no mesmo período de 2020; dados são da Acirp
Ribeirão Preto, conhecida como a capital do agronegócio e já chamada de Califórnia brasileira, destaca-se no cenário nacional por seu mercado imobiliário aquecido. Um estudo da AACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) revelou movimentação de R$ 1,22 bilhão em negócios imobiliários apenas entre janeiro e março de 2021, um aumento de 75% em relação ao mesmo período de 2020.
Mercado Aquecido e Projeções Futuras
De acordo com o professor Antônio Vicente Golfeito, coordenador do Instituto de Economia da AACIRP, a tendência é de crescimento ainda maior. Projeta-se um volume de negócios na ordem de R$ 4 bilhões em 2021, impulsionado pela economia mais dinâmica do segundo semestre e pela alta demanda. Este cenário positivo contrasta com a pandemia, demonstrando a força do setor.
Fatores que Contribuem para o Crescimento
Para João Paulo Fortes Guimarães, atuante no mercado imobiliário da cidade há mais de 30 anos, diversos fatores explicam esse crescimento. O baixo custo do juro, mesmo com aumento recente, a grande oferta de imóveis e o alto poder aquisitivo da população são alguns deles. Estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas cheguem à cidade anualmente em busca de trabalho, estudo ou serviços, contribuindo para a alta demanda por imóveis.
Leia também
Expansão e Valorização
A valorização imobiliária é notória, especialmente na zona sul, onde terrenos de alto padrão tiveram incrementos superiores a 150% em menos de um ano. A cidade apresenta grande potencial de expansão, com terrenos disponíveis e um crescimento urbano planejado. A ausência de barreiras geográficas, como montanhas ou rios, permite um desenvolvimento contínuo e sem limitações. Cada setor da cidade possui sua vocação, e esse conhecimento do mercado local é fundamental para o sucesso dos investimentos imobiliários em Ribeirão Preto.