Localizada no interior, mas com as possibilidades das grandes cidades, muita gente tem optado por viver em Ribeirão.
Aposentadoria e a Busca por Qualidade de Vida em Ribeirão Preto
Valéria Pastriani, engenheira aposentada, trocou a agitada São Paulo pela tranquilidade de Ribeirão Preto em busca de mais qualidade de vida. Após 35 anos na capital paulista, ela e seu marido encontraram na cidade do interior tudo o que buscavam: praticidade, facilidade de acesso a serviços e uma atmosfera mais calma. “Quando nós aposentamos, a gente queria ter mais qualidade de vida. Diferente de São Paulo, que é tudo longe, a maior qualidade de Ribeirão Preto é tudo ser perto. Aqui tem de tudo, tudo que se possa querer, precisar, uma maravilha essa cidade. E morar aqui é muito bom, é uma delícia, eu estou amando e não saio daqui de jeito nenhum”, afirma Valéria.
Mercado Imobiliário Aquecido e Crescimento Econômico
A escolha de Valéria e seu marido reflete uma tendência crescente. Ribeirão Preto apresenta um mercado imobiliário aquecido, movimentando mais de 1 bilhão de reais nos três primeiros meses de 2023. De acordo com a Prospecta Inteligência Imobiliária, a cidade é a que mais cresce no estado de São Paulo entre as cidades com até 1 milhão de habitantes. Cristiano Rabelo, diretor da consultoria, destaca a força de atração econômica da região: “Olha que interessante, levando consideração entre 2010 e 2019, Ribeirão Preto é a cidade que mais cresce. Ela cresce cerca de 1,7% ao ano. Ela tem uma força de atração muito grande, que a gente chama de força centrípeta. Para mim, uma das variáveis super importantes e é o que diz o quão atrativa é a dinâmica econômica local. Toda região que tem uma dinâmica econômica local boa, ela tem a capacidade de atrair grandes empresas, grandes negócios.”
Fatores que Impulsionam o Mercado Imobiliário
O perfil da população ribeirão-pretana também contribui para o sucesso do mercado imobiliário. A cidade concentra um número significativo de pessoas economicamente ativas, entre 25 e 49 anos, propensas à aquisição de imóveis por meio de financiamento a longo prazo. Além disso, o número de casamentos e divórcios influencia a demanda por imóveis, seja para a formação de novas famílias ou para a reorganização da vida após a separação. Ribeirão Preto ocupa a 8ª posição no ranking das cidades paulistas com maior número de casamentos e a 4ª posição em divórcios, demonstrando um mercado imobiliário dinâmico e adaptável às mudanças na dinâmica familiar.
Leia também
Ribeirão Preto se mostra um polo atrativo, combinando qualidade de vida com um mercado imobiliário robusto e em constante crescimento, impulsionado por fatores econômicos e demográficos. A cidade atrai novos moradores, consolidando-se como um excelente local para se viver e investir.