Psiquiatra Antônio Souza Cruz falou à CBN Ribeirão
O uso de drogas por uma pessoa não justifica a prática de um crime, conforme aponta o psiquiatra Alexandre Souza Cruz, em relação ao caso de Guilherme, suspeito de um delito. A dependência química, segundo o especialista, não acarreta na perda total da capacidade de decisão do indivíduo.
Capacidade Decisória e Dependência Química
De acordo com o psiquiatra, a pessoa mantém a capacidade de decidir, podendo fazê-lo de diversas formas. O Dr. Souza Cruz também analisou o comportamento de Guilherme ao contatar a polícia, buscando entender melhor suas reações.
Análise Comportamental e Reação à Notícia
O especialista também avaliou a maneira como Guilherme reagiu ao ser informado sobre a morte de Joaquim, analisando um caso de três anos atrás com similaridades. “Maravilha, a gente vai dar uma ligada para o sábado de julgado atrásra e ver o que está acontecendo”, teria dito Guilherme, segundo relatos.
Leia também
Impacto no Julgamento
Antônio Souza Cruz acredita que esse comportamento pode influenciar o julgamento, caso Guilherme seja acusado pelo crime. “Eu acredito que sim, uma vez que se espera que uma pessoa em uma situação normal fique bastante mobilizada pelo falecimento de uma criança. Então essa reação mais menos emotiva pode suscitar que se pense que na verdade os fatos ocorreram com relativa frieza”, completa o psiquiatra.
A análise do comportamento de Guilherme, tanto em suas ações quanto em suas reações, pode ser um fator importante a ser considerado no desenrolar do caso.



