CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialista analisa a alta na inflação, principalmente relacionada a combustíveis e alimentos

IPCA15 atingiu 0,89% no mês de atrássto; ouça a coluna 'CBN Economia' com Nelson Rocha Augusto
inflação combustíveis alimentos
IPCA15 atingiu 0,89% no mês de atrássto; ouça a coluna 'CBN Economia' com Nelson Rocha Augusto

IPCA15 atingiu 0,89% no mês de atrássto; ouça a coluna ‘CBN Economia’ com Nelson Rocha Augusto

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou em atrássto, registrando alta de 0,89%, a maior variação para um mês desde atrássto de 2002. Com isso, o índice acumula alta de 5,81% no ano e 9% em 12 meses, superando as previsões do Banco Central.

Causas da Alta da Inflação

A alta do IPCA é impulsionada principalmente pelo aumento nos preços de combustíveis e alimentos. A gasolina, por exemplo, teve alta de quase 40% em 2023, com o etanol e o óleo de cozinha acompanhando a tendência. O gás de cozinha também registrou forte aumento, assim como a eletricidade, impactada pela pior crise hídrica em 91 anos e por problemas de gestão do setor elétrico. A inflação acumulada gera um processo de reindexação de preços, dificultando a queda da inflação e exigindo um grande esforço do Banco Central para atingir a meta de 3,5%.

Impacto da Má Gestão Econômica

Além de fatores internacionais como a alta do preço do petróleo e de commodities, a má gestão da política econômica brasileira contribui significativamente para a inflação. A incerteza fiscal, a alta taxa de câmbio e a falta de avanço em reformas importantes, como a tributária e a administrativa, agravam a situação. O cenário político também influencia, com o governo enfraquecendo e a população arcando com os custos de uma inflação elevada.

Cenário Atual e Perspectivas

Embora alguns itens como tomate e batata tenham apresentado queda de preços, a contribuição para a redução da inflação é muito pequena. Apesar do cenário desafiador, a geração de 316 mil novos postos de trabalho em julho, acima do esperado, traz um pouco de otimismo, principalmente no setor de serviços. A situação econômica permanece complexa, exigindo atenção e monitoramento constante.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.