CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialista comenta a mudança brusca no tempo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
mudança brusca no tempo
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Após um período de dias ensolarados e baixa umidade, que em algumas áreas se assemelhou a um clima pré-desértico, Ribeirão Preto voltou a registrar chuvas. A tão esperada água chegou acompanhada de ventos fortes, que causaram alguns transtornos, como a queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Ventos Fortes e Previsões

O meteorologista Fábio Rocha, do CPTEC/INPE, comentou sobre a previsão do tempo para os próximos dias. Segundo ele, os ventos de até 72 km/h, registrados em Pradópolis, foram previstos pelo CPTEC, devido a áreas de instabilidade vindas do sul do Brasil, que passaram pelo centro-sul e atingiram o interior de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Ventos dessa magnitude podem causar a quebra de galhos e árvores, além de dificultar a circulação de pessoas. No entanto, estragos maiores seriam esperados com ventos próximos ou superiores a 100 km/h, como os que ocorreram em algumas cidades do estado do Rio de Janeiro.

Volume de Chuva e Alívio Temporário

O volume de chuva acumulado em Pradópolis foi de 25 milímetros. Essas chuvas, geralmente localizadas e de curta duração, podem ser pontualmente intensas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, ocasionalmente, queda de granizo. Essa precipitação proporcionou um alívio temporário da condição de tempo seco e ensolarado, aumentando a umidade relativa do ar na região.

Previsão para os Próximos Dias

Ainda há previsão de pancadas de chuva localizadas para o dia de hoje, especialmente durante a tarde, devido às áreas de instabilidade formadas no centro-sul do Brasil. No entanto, para amanhã, o tempo deve melhorar no interior de São Paulo, com céu parcialmente nublado e temperaturas em elevação durante a tarde. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 70% e 80%, dependendo da localidade.

A recente mudança no clima traz um respiro para a população, após um período de tempo seco e quente.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.