Três pessoas ficam feridas em Araraquara, após explosão em restaurante
A explosão de gás em um restaurante de Araraquara, deixando três feridos, serve como alerta sobre os perigos do GLP (gás liquefeito de petróleo) e a importância da segurança no manuseio.
Cuidados antes da troca do botijão
Antes de trocar o botijão de gás, verifique o selo do Inmetro e a validade da mangueira e do regulador de pressão. O Sargento Morandini, do Corpo de Bombeiros, recomenda desligar toda a rede elétrica do local antes de manusear o GLP. Isso evita faíscas que podem causar ignição em caso de vazamento. A recomendação é desligar a energia na caixa de luz, não apenas lâmpadas ou interruptores.
Prevenção de acidentes com vazamentos
O Sargento Morandini destaca que acidentes como o de Araraquara, e outro em Cristais Paulista (onde houve um incêndio após vazamento), reforçam a necessidade de cuidados. Vazamentos, muitas vezes imperceptíveis, concentram gás no ambiente. A mistura com o oxigênio causa explosão, não no cilindro, mas no ambiente contaminado. É crucial evitar passar a mangueira do botijão por trás do fogão, pois o calor danifica a mangueira. Para detectar vazamentos, utilize uma solução de água com detergente: a formação de bolhas indica vazamento.
Leia também
Como agir em caso de vazamento
Em caso de vazamento, além do cheiro característico, a solução de água com detergente ajudará a identificar o problema. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) para orientações. A prevenção e a atenção aos procedimentos de segurança são fundamentais para evitar acidentes graves com gás.



