Problemas alternam de produtos de má qualidade, preços com desconto falsificado ou mesmo a não entrega das compras
A Black Friday se aproxima e com ela a tentação de ofertas imperdíveis. Porém, é preciso cautela, pois o período também é marcado por golpes e práticas enganosas. Para evitar problemas, o consumidor deve ficar atento a alguns pontos importantes.
Desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado
Uma das principais armadilhas da Black Friday são ofertas de produtos com preços muito abaixo da concorrência. Sites desconhecidos costumam usar essa estratégia para atrair consumidores desavisados. Muitas vezes, esses produtos são falsificações ou não são entregues. Pesquise preços em diferentes lojas antes de comprar.
Priorize sites conhecidos e confiáveis
Evite comprar em sites desconhecidos ou que não inspiram confiança. Sites oficiais de grandes empresas são mais seguros. Desconfie de ofertas divulgadas apenas em redes sociais ou por meio de contatos diretos. Antes de efetuar a compra, verifique se a promoção existe mesmo no site oficial da empresa.
Leia também
Não compre por impulso
A Black Friday é um período de muitas promoções, o que pode levar ao consumo impulsivo. Antes de comprar qualquer produto, avalie se você realmente precisa dele e se tem condições financeiras para isso. Pesquise e compare preços, e não se deixe levar pela pressão de ofertas limitadas.
Com o crescimento projetado de 18% nas compras online em comparação ao ano passado, chegando a quase R$ 3,5 bilhões entre a quinta-feira que antecede a Black Friday e a segunda-feira seguinte (Cyber Monday), a cautela se torna ainda mais importante. A Abecon (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico) reforça a necessidade de atenção do consumidor para evitar fraudes e garantir uma compra segura e tranquila. O Procon orienta a não comprar por impulso, pesquisar preços e priorizar sites conhecidos, garantindo assim uma Black Friday mais segura e proveitosa.



