Condutores ficam receosos em estacionar em áreas sinalizadas por lojistas e não pela Transerp; prática é proibida
A falta de vagas de estacionamento no Boulevard, zona sul de Ribeirão Preto, tem gerado transtornos para moradores e comerciantes. A dificuldade em encontrar uma vaga para estacionar afeta quem precisa trabalhar, ir ao médico ou realizar outras atividades na região.
Dificuldades no dia a dia
Para quem precisa se locomover pela região, a falta de vagas se mostra um grande obstáculo. Moradores relatam dificuldades principalmente no horário comercial, quando a busca por vagas se intensifica. A situação é tão crítica que, segundo relatos, o dono de um estacionamento recém-inaugurado na região recebe cerca de 60 carros por dia, com a meta de chegar a 100, demonstrando a alta demanda por vagas.
Irregularidades no estacionamento
Muitas lojas e comércios pintam as calçadas de amarelo para demarcar vagas exclusivas para clientes, prática ilegal se não houver placa de trânsito indicando a proibição de estacionamento. A questão das guias rebaixadas também é complexa, dependendo do código de postura do imóvel e da porcentagem permitida pela prefeitura. O excesso de rebaixamento ou a pintura irregular do meio-fio para criar vagas exclusivas são problemas frequentes na região, segundo a Transep.
Leia também
Como proceder em caso de irregularidades
Motoristas que se sentirem prejudicados por situações irregulares de estacionamento podem entrar em contato com a fiscalização geral da prefeitura pelo número 156. O órgão avalia os casos e, pelo mesmo número, é possível acionar a Transep para solicitar a visita de técnicos ao imóvel em questão. Os fiscais observam o movimento na rua para verificar a necessidade de áreas exclusivas de estacionamento.



