Guelfo Pescuma, alerta: “não use o celular em locais públicos que podem lhe causar distração”; número de roubos e furtos cresceu
Os roubos e furtos de celulares em Ribeirão Preto seguem preocupando a população. Os números de janeiro a junho deste ano mostram um aumento significativo nos crimes, com picos em março e junho.
Números alarmantes
Em janeiro, foram registrados 128 roubos e 105 furtos. Os números subiram para 130 roubos e 126 furtos em fevereiro. Em março, houve um salto para 183 roubos e 174 furtos. Abril registrou 113 roubos e 200 furtos, maio 147 roubos e 150 furtos, culminando em junho com 163 roubos e 326 furtos.
Mudança de foco
Inicialmente, a preocupação era com o uso dos celulares roubados pelos criminosos. O bloqueio do IMEI (código único de cada aparelho) visava inibir essa prática. No entanto, a estratégia mostrou-se ineficaz, pois os criminosos passaram a desmontar os aparelhos e vender as peças separadamente (placas, telas, etc.).
Leia também
Dicas de segurança
O especialista em segurança pública Guelph Pescu Masjúnior alerta para a distração causada pelo uso de celulares em locais públicos. A recomendação é evitar o uso do aparelho em locais com poucas pessoas, preferindo locais mais seguros e movimentados. Em caso de roubo ou furto, é fundamental registrar a ocorrência na delegacia para que a polícia possa monitorar e combater a criminalidade.
A prevenção é a melhor forma de evitar prejuízos. Utilizar o celular com cautela e atenção ao ambiente contribui significativamente para a redução do risco.



