CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialista fala que as medidas da Prefeitura de Ribeirão para ter mais segurança nas escolas são ‘paliativas’

José Eduardo Oliveira lamenta a banalização da violência no Brasil e afirma que as medidas deveriam ser mais incisivas
segurança escolas
José Eduardo Oliveira lamenta a banalização da violência no Brasil e afirma que as medidas deveriam ser mais incisivas

José Eduardo Oliveira lamenta a banalização da violência no Brasil e afirma que as medidas deveriam ser mais incisivas

Após recentes ataques em escolas de São Paulo e outras regiões do Brasil, a discussão sobre medidas para combater a violência escolar ganhou força. Autoridades e especialistas buscam soluções para prevenir novos incidentes.

Medidas Paliativas e a Necessidade de Ações Mais Amplas

O especialista em educação José Eduardo de Oliveira destaca que as medidas tomadas por prefeituras, como reforço na segurança escolar, são importantes, mas paliativas. Ele argumenta que é necessário um esforço conjunto de diferentes esferas, incluindo Estado e União, para um combate efetivo à violência.

A Escola como Reflexo da Sociedade

Oliveira aponta que a violência nas escolas reflete a violência da sociedade como um todo. O Brasil lida com altos índices de violência em diversas áreas, como trânsito e violência doméstica, indicando a necessidade de uma abordagem mais abrangente do problema.

Prevenção e Protocolos de Segurança

O especialista defende a implementação de protocolos de prevenção e segurança nas escolas, inspirados em práticas internacionais. Isso inclui treinamento para lidar com situações de crise, como invasões ou ameaças, preparando não só os alunos, mas toda a comunidade escolar. A ideia é que essa preparação se estenda para outros ambientes, aumentando a segurança em locais públicos.

Além das medidas de segurança, a conscientização sobre a disseminação de fake news e o combate ao ódio nas redes sociais são cruciais. A participação ativa de pais, professores e alunos na identificação de sinais de alerta também é fundamental para a prevenção da violência escolar. A sociedade como um todo precisa se envolver para criar um ambiente mais seguro e pacífico para crianças e jovens.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.