CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Especialista faz um tour pela história para contar a trajetória da motocicleta

Ouça a coluna 'Giro Sobre Rodas' com Tiago Songa
história da motocicleta
Ouça a coluna 'Giro Sobre Rodas' com Tiago Songa

Ouça a coluna ‘Giro Sobre Rodas’ com Tiago Songa

Gottlieb Daimler: O Pai da Motocicleta e o Legado para a Indústria Automobilística

O pioneirismo de Gottlieb Daimler

Gottlieb Daimler, que completaria 187 anos em 2023, foi uma figura crucial na história da indústria automobilística. Apesar do nome de difícil pronúncia, seu legado é inegável. Daimler, engenheiro alemão, foi aluno de Nikolaus August Otto, inventor do motor de quatro tempos – a base dos motores de automóveis que conhecemos hoje. Junto com outros engenheiros, como Carl Benz, Daimler aprimorou esse motor, aplicando-o em um veículo inovador.

A primeira motocicleta e os primeiros automóveis

Daimler desenvolveu uma espécie de bicicleta de madeira com um motor, criando, assim, a primeira motocicleta com motor a explosão. Patenteado em 1885, esse veículo foi um marco. Um ano depois, em parceria com Carl Benz, Daimler desenvolveu seu primeiro automóvel, marcando o início de uma revolução no transporte.

Daimler, Mercedes e o Império Automobilístico

A empresa fundada por Daimler continuou a inovar, fornecendo motores para diversas marcas europeias. A história da Mercedes-Benz está intrinsecamente ligada a Daimler. Em 1901, Emil Jellinek, um importante cliente, venceu uma corrida com um automóvel Daimler, encomendando 36 unidades iguais. Impressionado com o sucesso, ele batizou o modelo com o nome de sua filha, Mercedes, dando origem ao nome da famosa marca. A fusão da Daimler com a Benz, na década de 1920, consolidou a Mercedes-Benz como uma das marcas automobilísticas mais antigas e influentes do mundo. O legado de Gottlieb Daimler se estende até os dias atuais, moldando a indústria automobilística como a conhecemos.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.