Com a queda da temperatura, o uso de equipamentos de grande uso energético aumenta
Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, o consumo de energia elétrica tende a aumentar devido ao uso de aquecedores, chuveiros com água mais quente e ar-condicionado no modo aquecimento. Mas é possível economizar energia e dinheiro mesmo durante o frio? Confira algumas dicas para reduzir o consumo e aliviar o peso na conta de luz.
Dicas para economizar energia no inverno
Segundo especialistas, algumas mudanças de hábitos podem resultar em uma economia significativa. Mauro Forgerini, especialista em energia, recomenda não exagerar na temperatura do ar-condicionado, mantendo-a em torno de 22 graus Celsius. Aumentar ou diminuir muito a temperatura resulta em maior consumo de energia. Outra dica importante é a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que consomem até cinco vezes menos energia, representando uma economia de mais de 50% no consumo de energia.
Economizando no banho e no uso do chuveiro
Fernanda Carstead, bióloga, admite a dificuldade em reduzir o tempo no chuveiro, mas a conscientização é fundamental. Reduzir o tempo do banho em 5 a 7 minutos já proporciona uma economia considerável. O uso consciente do chuveiro, juntamente com outras medidas de economia de energia, pode gerar uma redução de até 20% nos gastos com eletricidade.
Leia também
Conclusão
Adaptar alguns hábitos e investir em lâmpadas LED são medidas eficazes para reduzir o consumo de energia no inverno. Com pequenas mudanças, é possível economizar dinheiro e contribuir para um consumo mais consciente de energia, especialmente em tempos de economia delicada.



