Em época de férias, os cuidados devem ser redobrados
Dezembro é o mês das viagens, e com ele, a preocupação com a saúde também aumenta. Em Ribeirão Preto, a procura pela vacina contra a febre amarela cresceu quase 50%, um aumento esperado pela coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Maíra Fernanda de Oliveira. A proximidade das férias e a necessidade do certificado internacional de vacinação para viagens internacionais impulsionam a demanda.
Aumento da procura e casos suspeitos
A intensificação da procura pela vacina em Ribeirão Preto se soma aos recentes casos suspeitos em Guarulhos, onde dois macacos foram encontrados mortos. Embora a cidade não registre casos da doença, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação para toda a população, a partir dos nove meses de idade. A vacina não é apenas para quem viaja; a febre amarela pode estar presente no município.
Macacos: Sentinelas, não vilões
O biólogo Horácio Telles esclarece que os macacos não transmitem a febre amarela para humanos. Eles são sentinelas, indicando a presença do vírus na natureza. Atitudes como matar macacos por medo da doença são crimes ambientais e demonstram falta de informação, pois o vírus é transmitido por mosquitos. A destruição de habitats naturais aumenta o risco de transmissão para humanos.
Leia também
Prevenção e cuidados
A febre amarela é transmitida por mosquitos, e a vacinação é a única forma de prevenção eficaz. A população deve evitar atitudes como caçar ou coletar plantas nativas em florestas. Em Ribeirão Preto, a vacina está disponível em 38 salas, de segunda a sexta-feira. Encontrar um macaco morto exige acionar imediatamente a vigilância epidemiológica. Para animais sadios, a orientação é não capturar, transportar ou maltratar.


