Pesquisadores da USP de São Carlos desenvolveram um aparelho que avalia a qualidade dos óculos
Você já parou para pensar na qualidade dos seus óculos de sol, principalmente se dirige com frequência? Um acessório aparentemente simples pode comprometer sua segurança no trânsito se não for adequado. Pesquisadores da Escola de Engenharia da USP em São Carlos desenvolveram um aparelho que testa a eficácia dos óculos de sol para dirigir, um problema que afeta milhares de motoristas brasileiros.
Equipamento inovador para testar óculos de sol
A professora Liliânia Ventura, do Departamento de Engenharia Elétrica, explica que a iniciativa surgiu após estudos sobre as normas de fabricação desses acessórios. O dispositivo criado pela equipe da USP ajuda a identificar óculos que alteram a percepção das cores do semáforo ou reduzem a luminosidade necessária para uma boa visibilidade. O aparelho, feito de MDF e com cerca de 1,5 kg, utiliza uma luz LED branca direcionada a um sensor que analisa a lente. A interação com o dispositivo se dá por meio de uma tela sensível ao toque e caixas de som.
A importância da certificação e os riscos dos óculos inadequados
Atualmente, o Brasil não exige certificação para a venda de óculos de sol, permitindo a comercialização de produtos de baixa qualidade. De acordo com os testes realizados pela equipe da USP, cerca de 30% dos óculos analisados se mostraram inadequados para a direção, pois alteravam a percepção das cores do semáforo, principalmente o verde e o amarelo. A professora Liliânia destaca a necessidade de uma regulamentação mais rígida, semelhante à da Europa, para garantir a segurança dos motoristas.
Leia também
Disponibilidade e próximos passos
Até o momento, existe apenas um protótipo do equipamento na USP. A equipe busca investimentos para viabilizar a produção em larga escala e disponibilizar o aparelho para óticas e consumidores. A professora Liliânia espera que o dispositivo contribua para conscientizar a população sobre a importância de escolher óculos de sol adequados para dirigir, garantindo maior segurança no trânsito. Para quem se interessar em conhecer o trabalho ou investir na produção do equipamento, o contato é (16) 3373-8740 ou [email protected].



