CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Especialistas apontam que caso de gripe aviária no Brasil deve diminuir valor do frango

Com mais produto voltado ao mercado interno, preço deve ter queda; ao todo 510 propriedades no país são vistoriadas
Especialistas apontam que caso de gripe
Com mais produto voltado ao mercado interno, preço deve ter queda; ao todo 510 propriedades no país são vistoriadas

Com mais produto voltado ao mercado interno, preço deve ter queda; ao todo 510 propriedades no país são vistoriadas

O Ministério da Agricultura, Especialistas apontam que caso de gripe, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realiza vistorias em 510 propriedades no Rio Grande do Sul, onde foi declarada emergência sanitária devido à detecção de gripe aviária. As amostras coletadas estão sendo enviadas para análise no laboratório federal de defesa agropecuária em Campinas, São Paulo.

O primeiro foco do vírus foi identificado em uma propriedade na cidade de Montenegro (RS). Todas as aves e ovos dessa propriedade foram descartados, e a limpeza e desinfecção das instalações estão em andamento. Este é o primeiro caso confirmado da doença em sistema de agricultura comercial no Brasil.

Impacto nas exportações: Com a confirmação da gripe aviária, países importadores da carne de frango brasileira, incluindo membros da União Europeia, suspenderam temporariamente as compras. Isso deve resultar em maior oferta de carne de frango no mercado interno, o que pode levar à redução dos preços nos supermercados.

Medidas adotadas na produção: Em Guatapará (SP), importante polo produtor de ovos, as propriedades reforçaram os protocolos de higienização e segurança para conter a disseminação do vírus. A zootecnista Giselle Neri destacou que parte significativa da produção de carne de frango brasileira é destinada ao mercado externo, o que torna as sanções internacionais um desafio para o setor.

Riscos para a saúde humana

O MAPA informou que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. O risco de infecção em humanos é considerado baixo e ocorre principalmente entre profissionais que têm contato intenso com aves infectadas.

Informações adicionais

O vírus da gripe aviária circula globalmente desde 2006, com maior incidência na Ásia, África e Norte da Europa. As análises em andamento poderão influenciar as decisões sanitárias e comerciais relacionadas ao agronegócio brasileiro.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.