CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialistas dão dicas de como prevenir o envelhecimento cerebral

Alimentação errada, estresse e até a falta de sono aceleram a morte de células
envelhecimento cerebral
Alimentação errada, estresse e até a falta de sono aceleram a morte de células

Alimentação errada, estresse e até a falta de sono aceleram a morte de células

Neurônios: da maturidade à perda acelerada

Começamos a vida com cerca de 100 trilhões de neurônios, atingindo a maturidade por volta dos 30 anos. No entanto, a partir dessa idade, inicia-se uma perda considerável, chegando a 12 bilhões de neurônios. A redução diária é estimada em 10 mil células, um processo que contribui para o envelhecimento cerebral.

Fatores que aceleram a perda neuronal

Hábitos pouco saudáveis, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, estresse, má alimentação e privação do sono, aceleram a morte celular. O cardiologista Marco Antônio Campos explica que o excesso de radicais livres, gerado por esses hábitos, danifica as células cerebrais, levando a doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Uma alimentação inadequada, sem os nutrientes necessários, agrava esse processo.

Prevenção e cuidados para a saúde cerebral

Para retardar a perda neuronal, a adoção de um estilo de vida saudável é fundamental. Uma alimentação equilibrada, rica em carboidratos complexos e proteínas de qualidade, aliada à suplementação com vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, auxilia na neutralização dos radicais livres. Esses cuidados contribuem para um melhor funcionamento cerebral, retardando o envelhecimento e melhorando o desempenho cognitivo. A prevenção deve começar por volta dos 30 anos, com acompanhamento médico para avaliação individualizada e exames, se necessário.

É importante ressaltar a necessidade de acompanhamento médico para avaliar a perda de células nervosas e definir a melhor estratégia de prevenção e tratamento. A combinação de hábitos saudáveis com a suplementação adequada, orientada por um profissional, pode auxiliar na preservação da saúde cerebral ao longo da vida.

Compartilhe

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.