CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espetáculo de dança é apresentado nesta terça no SESC

Diretor Frank Ajiara conversou com a CBN Ribeirão
Espetáculo de dança
Diretor Frank Ajiara conversou com a CBN Ribeirão

Diretor Frank Ajiara conversou com a CBN Ribeirão

O Sesc Ribeirão Preto recebe nesta terça-feira o espetáculo de dança “Som do Movimento” e “Tá Limpo”, apresentados pela companhia Cipus do Ritmo. Conversamos com Franck Egiara, diretor da companhia, para saber mais sobre as apresentações.

O que esperar dos espetáculos?

O público poderá vivenciar as danças urbanas trabalhadas em um ambiente cênico. Serão apresentados dois espetáculos que marcaram o início da companhia. “Tá Limpo” foi o primeiro espetáculo construído e é uma coreografia do bailarino alemão Storm, resultado de uma parceria entre a Cipus do Ritmo e o Instituto Guts, um intercâmbio cultural. Já “Som do Movimento” é um solo de Franck Egiara, criado em 2005 para um festival francês, e que já foi apresentado em diversos lugares do Brasil e do mundo. Ambos os trabalhos utilizam as danças urbanas como ferramenta.

Conceitos e histórias distintas

Embora apresentados em sequência, os espetáculos não possuem uma ligação direta. Cada um tem seu próprio conceito e história, proporcionando dois momentos distintos para o público.

A dança urbana no Brasil e no mundo

Segundo Franck, o público da dança urbana é semelhante no Brasil e no exterior, com uma forte identificação entre os jovens de todas as classes. No entanto, no exterior, há um interesse maior por parte do público mais velho, que encara a dança urbana como uma forma de arte. No Brasil, ainda há um trabalho em desenvolvimento para atrair esse público. Franck também esclarece que o termo “dança urbana” é utilizado para evitar o preconceito associado à “dança de rua”, termo que pode evocar a ideia de dançarinos de rua ou pessoas dançando em semáforos. A música que embala o espetáculo “Tá Limpo” é a Soul Music e o Funk americano. Já o espetáculo “Som do Movimento” não possui música, mas sim efeitos sonoros gerados pelo próprio dançarino.

O espetáculo desta terça-feira é gratuito e será realizado na área de convivência do Sesc. A companhia Cipus do Ritmo permanecerá em Ribeirão Preto durante a semana, com apresentações de outros espetáculos, como “Festa” e “Urbanod 2.0”, além de uma jam de danças urbanas. Para mais informações sobre a programação e ingressos, acesse o site do Sesc.

Com uma trajetória que se iniciou aos 7 anos de idade, Franck Egiara e a Cipus do Ritmo, fundada em 1999, convidam o público a prestigiar a dança urbana e seus múltiplos significados.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.