CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Está cedo para o arraiá? Lojas contratam funcionários e já esperam aumento nas vendas

Período junino é movimentado e empresas começam os preparos com antecedência para conseguir atender as demandas do mercado
Está cedo para o arraiá? Lojas
Período junino é movimentado e empresas começam os preparos com antecedência para conseguir atender as demandas do mercado

Período junino é movimentado e empresas começam os preparos com antecedência para conseguir atender as demandas do mercado

A aproximação das festas juninas já mexe com o comércio e a indústria em Ribeirão Preto: lojas reforçam estoques, empresas abrem vagas temporárias e a expectativa é de aumento nas vendas. O movimento turístico e gastronômico típico dessa época impulsiona contratações que vão da produção à venda e atendimento.

Empresas antecipam compras e aumentam o quadro

O empresário Felipe Dilello afirma que a preparação para a temporada começa cedo. ‘A gente já começa a comprar festa junina no começo do ano. Então, são tanto a parte de decoração, a parte de fantasias e, principalmente, a parte de doces. A gente já tá com estoque aí, 70% preparado pra atender essa época do ano também’, conta. Segundo ele, a loja costuma abrir de nove a dez vagas temporárias para reforçar o atendimento e a reposição durante o período. ‘Se a pessoa for bem, ela tem a chance de ser efetivada pra continuar conosco todo ano’, acrescenta.

Vagas temporárias e rotina dos contratados

No centro da cidade, uma loja espera alta de cerca de 15% nas vendas e já contratou cinco novos funcionários para atuarem até o fim de junho. Um deles, o ajudante Lucas Janetti, diz que a oportunidade veio em boa hora. ‘Eu faço a parte de separação de pedido, entrega para empresas (CNPJs) e também ajudo em todos os lugares aqui da loja. Se a gente precisar de ajuda, eu tô aqui ajudando’, relata. Lucas acrescenta que está poupando parte do salário: ‘Guardando, fazendo uma poupancinha. Vai ajudar lá na frente pra alguma coisa’.

Demanda sazonal também atinge a indústria

O consultor de recursos humanos Zucolaro explica que as contratações seguem um padrão sazonal que se manifesta entre janeiro e junho. ‘Todos os anos a gente tem essas demandas, que iniciam de janeiro até junho. As pessoas vão trabalhar na linha de produção, embalagem, estoque — toda a linha de produção, fazendo os produtos’, afirma. Segundo ele, os requisitos costumam ser básicos: ensino fundamental completo e residência em Ribeirão Preto. ‘Nós temos uma demanda muito grande por homens, porque exige esforço físico, e também algumas vagas para mulheres. A cada ano a empresa contrata mais porque vende bastante’, completa, lembrando que a demanda se estende para outras regiões, como o Nordeste.

O aquecimento do mercado local com a chegada das festas juninas amplia a oferta de trabalho temporário e pode converter algumas vagas em contratações permanentes, movimentando comércio e indústria nos próximos meses.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.