CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Está pensando em comprar um vaso de flor em homenagem ao Dia de Finados? Prepare o bolso!

O crisântemo, por exemplo, está 20% mais caro do que no mesmo período do ano passado; floriculturas preparam os estoques
vaso de flor Dia de Finados
O crisântemo, por exemplo, está 20% mais caro do que no mesmo período do ano passado; floriculturas preparam os estoques

O crisântemo, por exemplo, está 20% mais caro do que no mesmo período do ano passado; floriculturas preparam os estoques

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é uma data carregada de significado para muitas famílias brasileiras que prestam homenagens aos seus entes queridos. Tradicionalmente marcada pela visita aos cemitérios e pela colocação de flores e velas nos túmulos, a data deste ano apresenta um desafio: os preços de ambos os itens estão significativamente mais altos.

Flores mais caras

Em uma floricultura, o senhor Emerson Alexandre relata um aumento de 80% na demanda por flores para o Dia de Finados. Apesar do estoque reforçado, o reajuste de preços é inevitável. Algumas espécies, como crisântemos e copo-de-leite, tiveram um aumento de cerca de 20%, impulsionado principalmente pela alta no custo de fertilizantes e defensivos agrícolas. Segundo Emerson, o aumento nos custos de produção se reflete diretamente nos preços finais, impactando o consumidor.

Alta no preço das velas

Outro item essencial na tradição do Dia de Finados, as velas também sofreram um aumento significativo de preço. Atila Novas Filho, comerciante do ramo, afirma que o preço do produto final subiu até 90% desde o início do ano. A principal causa é a alta no preço da parafina, matéria-prima derivada do petróleo. O aumento do preço do barril e a redução da produção interna de parafina contribuíram para esse cenário. Atila explica que o custo da parafina, que compõe 90% da vela, mais que dobrou, impactando diretamente o preço final.

Expectativas apesar dos aumentos

Apesar do aumento nos preços de flores e velas, a expectativa dos comerciantes é positiva. O fim das restrições da pandemia e o retorno das atividades religiosas contribuem para um otimismo moderado em relação às vendas. A tradição do Dia de Finados, somada aos feriados próximos, como o de Nossa Senhora Aparecida, reforça a crença de um aumento considerável nas vendas em comparação ao ano passado. A recomendação é pesquisar preços e se preparar para gastos mais elevados nesta data.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.