Prefeita Dárcy Vera afirma que expedirá ordem de serviço na segunda-feira
A prefeita Darcivera anunciou que emitirá na próxima segunda-feira, dia 4, a ordem de serviço para o início da construção da Estação Catedral. As obras terão início no dia seguinte, terça-feira.
Aprovação e Controvérsia
A decisão da prefeita, baseada no aval do CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), já gerou reações entre os fiéis, que organizam um manifesto para o dia 10 de abril, às 10 horas da manhã, em frente ao Palácio Rio Branco. Panfletos serão distribuídos nas paróquias e ruas de Ribeirão, com o objetivo de mobilizar a população para o ato pacífico. O impasse sobre a construção das plataformas na praça se estende desde outubro de 2013.
Justificativas e Laudos Técnicos
Na época, a igreja apresentou um laudo que apontava que o fluxo de veículos pesados danificava a Catedral. Em contrapartida, a Secretaria de Obras afirma que a construção se baseia em condutas técnicas. Um laudo encomendado pela Prefeitura indica que o tráfego de veículos pesados na região não causa danos à Catedral.
Detalhes da Construção
Segundo a pasta, serão instaladas cinco plataformas de embarque e desembarque: duas na Rua Américo Brasiliense, uma na Visconde de Inhaúma e duas na Florêncio de Abreu, em frente à igreja. As plataformas contarão com portas de vidro automáticas que se abrirão de forma sincronizada com as três portas de cada ônibus. O usuário passará pela catraca e poderá entrar no ônibus por qualquer uma das portas. A obra, custeada pelo Consórcio PróUrbano conforme contrato de concessão, tem um valor estimado de R$ 1 milhão.
Cronograma e Localização
A construção das plataformas começará pela Visconde de Inhaúma, em um ponto abaixo da localização original. A previsão é que as cinco plataformas sejam entregues em atrássto.
A implementação da Estação Catedral visa otimizar o transporte público na região, equilibrando as necessidades de mobilidade urbana com a preservação do patrimônio histórico.



