Erros no projeto fizeram com que o local não pudesse ser utilizado; uma reforma avaliada em R$ 400 mil está prevista
As obras de readequação da Estação Catedral, no centro de Ribeirão Preto, estão paralisadas há mais de três meses, gerando transtornos para passageiros e comerciantes.
Obras Paralisadas e Inconformidades
Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Ribeirão Preto autorizou o Consórcio PróUrbano a investir R$ 400 mil na reforma de partes das estações Visconde de Iauma e América Brasiliense. O prazo previsto era de seis meses, mas as obras permanecem inacabadas. As plataformas da rua América Brasiliense e Visconde de Iauma foram construídas em desacordo com o projeto aprovado pelo Condephaat (Conselho de Patrimônio Histórico), o que contribuiu para a paralisação.
Impactos para a População e Comércio Local
Usuários do transporte público e comerciantes reclamam do abandono do local, da falta de fiscalização da prefeitura e dos transtornos causados pela falta de pontos de ônibus em funcionamento. Depoimentos colhidos pela repórter Michelle Souza apontam para uma queda significativa no movimento comercial devido ao desativamento dos pontos, com comerciantes relatando perdas de até 50% nas vendas. A situação também afeta a segurança, com relatos de pessoas dormindo nos bancos da praça.
Leia também
- Semáforos danificados no centro: Caminhão puxa fiação na rua Florêncio de Abreu e semáforos ficam sem funcionar no Centro
- Ribeirão Preto registra cinco dias seguidos com semáforos sem funcionar por furto de fiação
- Três cruzamentos na região central de Ribeirão Preto têm semáforos sem funcionar nesta quarta (29)
Investigação e Ações do Poder Público
Para o vereador Marcos Papa, presidente da CPI do Transporte, a prefeitura não tem fiscalizado os abusos da empresa, e as obras permanecem paradas. Ele protocolou uma representação no Ministério Público sobre os pontos de publicidade, questionando para onde está indo o dinheiro da exploração dos locais, uma vez que a prefeitura suspendeu a autorização para o consórcio explorar a publicidade estática dos pontos de ônibus. O Consórcio PróUrbano informou que não poderia comentar o assunto por conta da ausência de um dos diretores responsáveis pela obra. A prefeitura de Ribeirão Preto ainda não se manifestou sobre o caso.
A falta de conclusão das obras da Estação Catedral demonstra a necessidade de maior fiscalização e agilidade por parte do poder público, garantindo a adequada prestação de serviços à população e o respeito ao patrimônio público. A situação gera prejuízos aos comerciantes e transtornos aos usuários do transporte público, exigindo uma solução imediata e eficaz.



