CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estação ecológica de Jataí volta a registrar focos de incêndios dois dias após o controle do fogo

Chamas foram registradas ao longo deste fim de semana; vento contribuiu para o alastramento das queimadas e preocupa população
Estação ecológica de Jataí volta
Chamas foram registradas ao longo deste fim de semana; vento contribuiu para o alastramento das queimadas e preocupa população

Chamas foram registradas ao longo deste fim de semana; vento contribuiu para o alastramento das queimadas e preocupa população

Seis municípios registram queimadas atualmente, Estação ecológica de Jataí volta a registrar focos de incêndios dois dias após o controle do fogo, sendo cinco deles na região de Ribeirão Preto, segundo informações da Defesa Civil. As cidades afetadas são Corrente, na região de Franca; Guatapará; Santa Cruz da Esperança; Santo Antônio da Alegria; e Luiz Antônio, onde aeronaves auxiliam o trabalho dos brigadistas e bombeiros.

O incêndio mais grave ocorre na Estação Ecológica Jataí, localizada em Luiz Antônio, a maior reserva de cerrado do estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil, mais de 73% da área da reserva já foi destruída pelas chamas. As queimadas tiveram início em 27 de setembro e foram controladas na última sexta-feira, o que gerou comemoração devido ao esforço das equipes no local. No entanto, novos focos de incêndio surgiram durante o fim de semana, afetando novamente a região.

Com uma extensão total de aproximadamente 11 mil hectares, a Estação Ecológica Jataí já teve cerca de 8 mil hectares queimados, o que equivale a cerca de 11 mil campos de futebol. Na manhã de ontem, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuaram para conter as chamas, com a preocupação de que o fogo possa atingir a zona urbana próxima.

Atuação das equipes de combate

Na última semana, três frentes de combate trabalharam simultaneamente para controlar o incêndio na reserva. Ao todo, 150 pessoas, incluindo representantes da Defesa Civil, da Fundação Florestal e do Corpo de Bombeiros, estiveram envolvidas na operação. Foram utilizados 56 veículos terrestres, aeronaves, caminhões-pipa e realizadas aberturas de aceiros para conter o avanço do fogo.

Histórico de incêndios na Estação Ecológica Jataí: A Estação Ecológica Jataí possui um histórico de incêndios de grandes proporções. Em 2021, cerca de 3.800 hectares foram queimados, enquanto em 2020, uma queimada devastou aproximadamente 5 mil hectares da reserva. Para prevenir novos incêndios, desde 2024 a área é monitorada em tempo integral por drones termais, que permitem a medição precisa da temperatura em pontos específicos e podem alertar sobre focos de calor indicativos de queimadas.

Condições atuais e desafios no combate: Atualmente, o trabalho das equipes enfrenta dificuldades adicionais devido às altas temperaturas registradas na região e aos ventos que atingem a zona rural da cidade, fatores que podem dificultar o controle do fogo. A Defesa Civil do Estado mantém o acompanhamento constante das operações para garantir o controle das chamas e minimizar os danos ambientais e sociais.

Informações adicionais

Não foram divulgados dados sobre a origem dos incêndios nem sobre possíveis vítimas ou danos materiais além da área ambiental afetada. As autoridades recomendam que a população evite a aproximação das áreas atingidas e siga as orientações oficiais para segurança.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.