CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estação ecológica Jataí completa uma semana com incêndios ativos

Combate ao fogo conta com o auxílio de tecnologias como drones e um produto capaz de enfraquecer as chamas rapidamente
Estação ecológica Jataí completa uma semana
Combate ao fogo conta com o auxílio de tecnologias como drones e um produto capaz de enfraquecer as chamas rapidamente

Combate ao fogo conta com o auxílio de tecnologias como drones e um produto capaz de enfraquecer as chamas rapidamente

Há uma semana, a Estação Ecológica de Jataí, Estação ecológica Jataí completa uma semana, localizada em Lisontônia, no estado de São Paulo, está em chamas. A reserva, que é a maior área de cerrado do estado, possui 11 mil hectares e abriga, além do cerrado, um fragmento de Mata Atlântica. O local é também um importante ponto de recarga do Aquífero Guarani e abriga espécies de plantas e animais em extinção, conforme informações do governo paulista.

O incêndio teve início no final do mês passado e desde então mobiliza uma força-tarefa para o combate às chamas. A Defesa Civil Estadual opera pelo menos quatro aeronaves diariamente para o lançamento de água sobre as áreas afetadas. No entanto, o combate durante a noite é praticamente suspenso devido à falta de visibilidade, o que dificulta o controle do fogo e aumenta o risco de propagação.

Uso de tecnologias para combate a incêndios

Para superar as limitações do combate noturno, pesquisas e tecnologias têm sido empregadas. Uma empresa de São Carlos desenvolveu um drone que é o primeiro no Brasil capaz de detectar incêndios e auxiliar no combate às queimadas durante voos noturnos. Segundo Lisses Neto, que monitora uma plantação de eucalipto na região, o sistema utiliza um satélite que funciona como uma cerca virtual dentro de cada fazenda. Quando um foco de incêndio é detectado, o satélite envia um alerta para a central, que aciona as equipes responsáveis pelo combate ao fogo.

Produto para prevenção de incêndios em plantações: Em Ribeirão Preto, uma empresa desenvolveu um produto preventivo para chamas em canaviais e outras plantações. O pesquisador Geraldo Vaquel explicou que o produto é à base de íons metálicos e pode ser aplicado tanto por caminhões de combate a incêndios quanto por grupos de segurança contra fogo em propriedades rurais. O produto funciona de maneira semelhante à água utilizada nos sistemas tradicionais de combate, podendo ser aplicado com mangueiras e jatos de canhão.

Testes com o produto já estão sendo realizados pela Defesa Civil, que busca novas ferramentas para auxiliar no combate às queimadas.

Resultados e perspectivas: Em entrevista à CBN, o tenente Maxwell afirmou que o estado tem obtido bons resultados com a utilização dessas novas tecnologias e produtos no combate aos incêndios florestais. A integração de drones, satélites e produtos preventivos representa um avanço importante para a proteção de áreas ambientais sensíveis, como a Estação Ecológica de Jataí.

Entenda melhor

A Estação Ecológica de Jataí é uma unidade de conservação que protege importantes biomas brasileiros, como o cerrado e a Mata Atlântica. Além de sua biodiversidade, a área contribui para a recarga do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo. O combate a incêndios em áreas protegidas é fundamental para preservar esses ecossistemas e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.