Governo prometeu medidas mais restritivas ainda nesta semana; ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
São Paulo enfrenta um cenário preocupante com relação à pandemia de coronavírus. De acordo com dados divulgados pelo governo estadual, o estado registra um recorde de 6.410 pessoas internadas em UTIs com Covid-19. A situação é agravada pelo aumento da duração das internações, indicando maior gravidade dos casos.
Medidas mais rígidas
Diante do aumento de casos e internações, o governo paulista anunciou que irá implementar medidas mais rígidas a partir da sexta-feira. Embora não seja uma atualização completa do Plano São Paulo, as novas regras visam diminuir a circulação de pessoas e conter a disseminação do vírus, tanto da variante original quanto da mutação de Manaus. A expectativa é de que as medidas afetem bares e restaurantes, principalmente nos finais de semana.
Ações regionais e vacinação
O governo deve focar em recomendações específicas para regiões com maior número de casos, como Araraquara e Campinas, que já estão em lockdown. Apesar do cenário crítico, não há previsão de lockdown estadual. Em relação à vacinação, novas doses da CoronaVac serão entregues ao Ministério da Saúde, e o calendário da próxima etapa será anunciado na sexta-feira, provavelmente incluindo idosos entre 80 e 84 anos. A expectativa é de que a nova etapa comece na semana seguinte.
Leia também
A situação em São Paulo é crítica, mas a combinação de medidas mais rígidas e a continuidade da vacinação são passos importantes no combate à pandemia. Acompanharemos os desdobramentos da situação ao longo da semana, que se mostra decisiva para o controle da pandemia no estado.