Número é o maior desde que o levantamento passou a ser feito; Gestor de Inovação do Sebrae, Eduardo Gomide, analisa a tendência
O número de novas empresas abertas em São Paulo em outubro de 2023 atingiu quase 26 mil, o melhor resultado para o mês desde o início da coleta de dados. Este número supera os registros dos dois anos anteriores, representando um aumento de aproximadamente 5,08% em relação a 2019 e 5,28% em relação a 2020.
Alta no Empreendedorismo: Uma Análise do Cenário
Especialistas atribuem esse crescimento à retomada das atividades econômicas após a pandemia. Entretanto, alertam para a possibilidade de uma desaceleração futura. Em Ribeirão Preto, o cenário também se mostrou favorável, com um aumento significativo na abertura de novas empresas, impulsionado principalmente pelos setores de comércio e alimentação. Este crescimento é explicado pelo empreendedorismo de oportunidade, com muitos desempregados buscando alternativas de renda através da abertura de seus próprios negócios.
Desburocratização e Apoio ao Empreendedor: Dicas para o Sucesso
O processo de abertura de um CNPJ se tornou menos burocrático, com a eliminação de diversas exigências. Eduardo Gomid, gestor de inovação do Sebrae, destaca que o principal desafio não é a abertura em si, mas sim a sustentabilidade do negócio. Ele enfatiza a importância de planejamento, qualificação e inovação para garantir o sucesso a longo prazo. O Sebrae oferece cursos de capacitação gratuitos, com foco em gestão, finanças e marketing, para auxiliar os empreendedores.
Leia também
O Futuro do Empreendedorismo: Estabilidade e Crescimento
Gomid diferencia o empreendedorismo por oportunidade e por necessidade. Empreendedores por necessidade, muitas vezes impactados pela pandemia e desemprego, precisam de qualificação para garantir a estabilidade do negócio. Aqueles que buscam conhecimento e inovação têm maior chance de sucesso. A redução na taxa de mortalidade de empresas indica que muitas estão se mantendo ativas, mostrando a importância do apoio e qualificação oferecidos por instituições como o Sebrae. Para garantir a longevidade de uma empresa, a inovação e a qualificação contínua são fundamentais, além de um planejamento estratégico que considere a realidade do mercado e a capacidade financeira do empreendedor.



