CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estado de São Paulo realiza ‘Dia D’ da vacinação da segunda dose contra a Covid-19 neste sábado (5)

Na região mais de 12 mil pessoas faltaram na segunda etapa; Saúde de Ribeirão Preto preferiu não aderir ao programa
vacinação segunda dose Covid-19
Na região mais de 12 mil pessoas faltaram na segunda etapa; Saúde de Ribeirão Preto preferiu não aderir ao programa

Na região mais de 12 mil pessoas faltaram na segunda etapa; Saúde de Ribeirão Preto preferiu não aderir ao programa

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, milhares de pessoas em diversas regiões ainda não completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19, deixando de tomar a segunda dose das vacinas Coronavac ou AstraZeneca.

Vacinação incompleta: números preocupantes

Em Barretos, por exemplo, 2.846 pessoas não tomaram a segunda dose da Coronavac e 2.607 a da Fiocruz. Em Franca, os números são de 3.099 faltosos da Coronavac e 1.125 da AstraZeneca. Em Ribeirão Preto, a situação é ainda mais crítica, com 8.517 pessoas sem a segunda dose da Coronavac e 3.760 sem a da AstraZeneca.

A importância da segunda dose

A diretora da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, Tatiana Lange, reforça a importância da segunda dose para a imunização completa e a proteção contra formas graves da doença. Ela destaca que o intervalo para a segunda dose varia: 18 dias para a Coronavac e três meses para a AstraZeneca. A imunização completa garante uma proteção mais eficaz contra a Covid-19, reduzindo a gravidade dos sintomas ou até mesmo prevenindo a infecção.

Esforços para incentivar a vacinação e orientações

O governo do Estado tem realizado campanhas para incentivar a população a completar a vacinação. Mesmo quem perdeu o prazo pode procurar uma unidade de saúde para tomar a segunda dose. A orientação é procurar a unidade onde recebeu a primeira dose, mas qualquer unidade do município pode atender. Em Ribeirão Preto, apesar de não haver um dia D específico, a prefeitura já vem realizando campanhas de conscientização há dias, e a cidade apresenta um índice de 95,5% de moradores vacinados com a segunda dose. A Secretaria de Saúde do Estado lembra que muitas pessoas se confundem com as datas do cartão de vacinação, reforçando a importância de conferir o documento. Dúvidas devem ser esclarecidas na unidade de saúde onde a primeira dose foi aplicada. Até o momento, mais de 175 mil pessoas receberam a primeira dose em Ribeirão Preto, e pouco mais de 91 mil já completaram o ciclo vacinal.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.