CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estado de São Paulo registra menor número de incêndios no mês de junho desde 1998

Comparado ao ano passado, queda foi de 90%, passando de 532 focos para 55 em 2025; alerta para fogo ainda esta em vigor
Estado de São Paulo registra menor
Comparado ao ano passado, queda foi de 90%, passando de 532 focos para 55 em 2025; alerta para fogo ainda esta em vigor

Comparado ao ano passado, queda foi de 90%, passando de 532 focos para 55 em 2025; alerta para fogo ainda esta em vigor

A região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo registra menor, incluindo as cidades de Franca e Barretos, está em alerta vermelho para risco de incêndio, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. O mapa divulgado nesta quinta-feira indica que o perigo se estende por grande parte do norte e oeste paulista e deve permanecer pelo menos até o fim da próxima semana, marcando o início do período de estiagem, que tradicionalmente tem pico entre atrássto e setembro.

Apesar do incêndio ocorrido ontem na região, o governo do estado registrou apenas 55 focos de incêndio em junho de 2024, uma redução de 90% em relação aos 532 focos registrados no mesmo mês do ano anterior. Este é o menor número de queimadas para o mês de junho desde o início da série histórica em 1998.

Operação São Paulo sem Fogo

A tenente Ludmilla Alcântara, da Defesa Civil, explicou que foi iniciada a fase vermelha da Operação São Paulo sem Fogo, coordenada pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e outras entidades. A operação visa intensificar o combate aos incêndios durante o período de estiagem para evitar situações como as do ano passado.

Monitoramento e tecnologias

Uma das principais inovações da operação é a sala São Paulo sem Fogo, localizada no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, que monitora em tempo real focos de incêndio, direção do vento e umidade relativa do ar. Isso permite a emissão de boletins com cerca de um dia de antecedência para prever cenários críticos e auxiliar as defesas civis regionais.

Além disso, são utilizados drones e aeronaves para prevenção, monitoramento e combate aos incêndios. O sistema de alertas via celular, conhecido como Cell Broadcast, foi ampliado para enviar notificações também durante o período de estiagem, alertando moradores de áreas de risco sobre focos de calor e incêndios.

Recomendações à população

A tenente Ludmilla reforçou que muitos incêndios poderiam ser evitados com a colaboração da população. Ela orienta evitar queimadas para limpeza de terrenos, acender fogueiras, especialmente após junho, e soltar balões, prática que é crime e pode causar incêndios graves.

Em caso de incêndios, a população deve ligar para os números de emergência: 199 para a Defesa Civil, 190 para a Polícia Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil municipal é responsável por verificar e atuar nos locais das ocorrências.

Informações adicionais

O alerta vermelho indica alto risco de incêndio devido às condições climáticas típicas do período de estiagem. A Operação São Paulo sem Fogo é uma iniciativa anual que busca reduzir os impactos das queimadas no estado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.