CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estado de São Paulo registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de furto ou roubo de identidade

Estelionatários usam as informações dos usuários para aplicar golpes; Luis Haddad, gerente da Serasa, ensina como se prevenir
roubo de identidade
Estelionatários usam as informações dos usuários para aplicar golpes; Luis Haddad, gerente da Serasa, ensina como se prevenir

Estelionatários usam as informações dos usuários para aplicar golpes; Luis Haddad, gerente da Serasa, ensina como se prevenir

Em 2023, o Sudeste brasileiro registrou 4,782 milhões de tentativas de fraude, segundo dados da Serasa Experian. São Paulo concentrou a maior parte dessas investidas criminosas, que visavam roubo e furto de identidade. Para entender melhor esse cenário, conversamos com Luís Dad, gerente da Serasa Experian.

Como funciona o indicador de tentativas de fraude?

O Fraudômetro da Serasa Experian mede as tentativas de fraude, principalmente o roubo de identidade. A contagem considera dados de soluções de prevenção à fraude e identidade, incluindo abordagens de validação documental (documentoscopia), biometria facial e verificação cadastral.

Quem são os alvos preferenciais?

Embora todos estejam sujeitos a fraudes, a faixa etária entre 36 e 50 anos concentra quase 37% das tentativas, seguida pela faixa de 26 a 35 anos (20%). Serviços bancários e cartões de crédito são alvos frequentes.

Medidas de segurança e boas práticas

Para evitar fraudes, a Serasa Experian recomenda o uso combinado de tecnologias como biometria facial, verificação de dados cadastrais e de documentos, além do monitoramento do comportamento do dispositivo. Novas tecnologias, como softwares de ‘prova de vida’, ajudam a detectar imagens falsas (deepfakes) usadas em golpes. É crucial que empresas e indivíduos estejam atentos às novas tecnologias e boas práticas de segurança, como a ativação da autenticação em duas etapas, a atualização de softwares e o cuidado com links suspeitos e redes Wi-Fi públicas. Acompanhar regularmente o CPF por meio de serviços como o Registrato é fundamental para detectar atividades suspeitas em contas bancárias ou outros serviços associados.

A transformação digital acelerada pela pandemia aumentou a exposição a fraudes online. A conscientização e a adoção de medidas de segurança são essenciais para proteger indivíduos e empresas nesse ambiente digital cada vez mais complexo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.