CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estado de São Paulo tem 51 denuncias de aplicações irregulares da vacina contra a Covid-19

Vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Érika Chagas Araújo, explica os trâmites das investigações
vacina covid São Paulo
Vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Érika Chagas Araújo, explica os trâmites das investigações

Vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Érika Chagas Araújo, explica os trâmites das investigações

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Corém-SP) investiga 51 denúncias de fraudes em vacinação contra a Covid-19. De acordo com a vice-presidente do Corém-SP, Erika Xagas Araújo, as denúncias, 21 das quais são da capital paulista, são apuradas por meio de sindicâncias para verificar se houve falhas no processo.

Investigação das Denúncias

Após o recebimento de uma denúncia formal, o Conselho abre uma sindicância para averiguar os fatos. Confirmada a falha, é instaurado um processo ético, seguindo a Lei 5.975/1973. As penalidades para os profissionais envolvidos, caso comprovada a irregularidade, variam de advertência verbal a cassação do registro profissional pelo Conselho Federal, passando por multa e suspensão. Todos os profissionais têm direito à defesa, e os processos são mantidos em sigilo durante a apuração.

Números e Proporções

Erika Araújo destaca que, considerando os 550 mil profissionais de enfermagem no estado e os 8 milhões de doses aplicadas, as 51 denúncias não refletem a conduta da profissão como um todo. Ela ressalta a importância do trabalho da enfermagem no Programa Nacional de Imunização e a necessidade de preservar a imagem dos profissionais, garantindo seu direito à privacidade, conforme o Código de Ética.

Denúncias e Conduta

A população que se sentir lesada pode entrar em contato com o Corém-SP para denunciar. A vice-presidente enfatiza a necessidade de cuidado com a exposição da imagem dos profissionais nas redes sociais, lembrando que muitos são responsáveis financeiramente por suas famílias. O Corém-SP está investigando os casos e apurando as denúncias, buscando a transparência e a justiça, mas também protegendo os direitos dos profissionais envolvidos. Para denúncias, acesse o site: portal.corem-sp.gov.br.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.