Nas últimas 24 horas 340 pessoas morreram totalizando 9.862 desde o início da pandemia
São Paulo registra recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas
Mortes e casos confirmados
O estado de São Paulo registrou um novo recorde de mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com 340 óbitos. Foram confirmados também 6.178 novos casos da doença. Os números elevam o total de mortes no estado para 9.862 e o de casos confirmados para 156.316. Em todo o Brasil, foram registradas 1.274 mortes e 32.913 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando quase 40 mil mortes e 772.416 casos confirmados.
Programa de apoio a micro e pequenas empresas
O governo federal lançou um programa de apoio às micro e pequenas empresas, disponibilizando R$ 15 bilhões em crédito. O objetivo é auxiliar as empresas a se recuperarem após a pandemia. Segundo o secretário de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, o crédito visa permitir que as empresas retomem suas operações, paguem custos fixos, recomponham estoques e voltem a fornecer produtos e serviços aos consumidores.
Leia também
A Receita Federal enviará e-mails até 15 de junho para 4,5 milhões de empresas aptas a receber o empréstimo. Para ter acesso ao crédito, as empresas precisam estar em dia com suas obrigações tributárias de 2019. O valor do empréstimo será calculado com base na receita bruta de 2019, podendo chegar a 30% deste valor. Empresas que sonegaram impostos receberão valores menores. A taxa de juros deve ficar em torno de 3,5% ao mês, com carência de oito meses e prazo de pagamento de até 36 meses. As empresas beneficiadas precisam manter o número de funcionários durante o período do empréstimo. Para solicitar o empréstimo, as empresas devem acessar o portal do empreendedor (portaldoempreendedor.gov.br) com o código enviado por e-mail.
Acesso ao crédito e condições
Doze instituições financeiras estão na fase final de organização para liberar os recursos. Empresas que não receberem e-mail da Receita Federal possuem pendências com a instituição referentes ao ano de 2019 e, portanto, não terão acesso ao crédito. O programa busca recompensar as empresas que cumpriram suas obrigações tributárias em 2019, oferecendo uma linha de crédito para auxiliar na retomada de suas atividades após a crise causada pela pandemia.



