Medida visa amenizar os impactos econômicos; Governo também suspendeu o corte de água em áreas assistidas pela Sabesp
Em entrevista coletiva, o governo de São Paulo anunciou mudanças e medidas de apoio para diversas regiões do estado.
Flexibilização para 11 regiões
Onze regiões paulistas que se encontram na etapa laranja do Plano São Paulo terão flexibilização nas medidas restritivas. A partir de atrásra, o funcionamento do atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais será permitido aos finais de semana, das 6h às 20h, e em dias úteis, das 8h às 18h. Essa decisão se deve à queda de 11% no número de internações por Covid-19 em leitos de UTI das redes pública e privada.
Medidas de apoio financeiro e suspensão de débitos
O governo também anunciou um apoio financeiro emergencial de 125 milhões para os setores de turismo, eventos, comércios e gastronomia, com juros de 0,35% a 0,7% ou até mesmo a juros zero em parceria com o Sebrae. A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo suspenderá por 90 dias o protesto de débitos de pessoas inscritas na dívida ativa estadual, a partir de 4 de fevereiro. A suspensão do corte no fornecimento de água pela Sabesp também foi prorrogada até 30 de março, permitindo a regularização de débitos sem acréscimo de juros e multas.
Leia também
Reclassificação do Plano São Paulo
A reclassificação do Plano São Paulo está prevista para sexta-feira. Embora a tendência seja que apenas Barretus saia da fase vermelha, Ribeirão Preto e Franca devem permanecer na fase vermelha, devido à taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 75%, índice principal para a reclassificação.



