CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estados Unidos aprova a vacinação contra a Covid-19 em bebês com idade acima de seis meses

Testes foram com os imunizantes da Pfizer e Moderna; ouça a coluna 'CBN Filhos e Cia' com o pediatra Ivan Savioli Ferraz
vacinação covid bebês
Testes foram com os imunizantes da Pfizer e Moderna; ouça a coluna 'CBN Filhos e Cia' com o pediatra Ivan Savioli Ferraz

Testes foram com os imunizantes da Pfizer e Moderna; ouça a coluna ‘CBN Filhos e Cia’ com o pediatra Ivan Savioli Ferraz

Nesta quarta-feira, em mais um episódio do quadro ‘Filhos e Companhia’, o pediatra Dr. Ivâncio Viola Ferraz esclareceu dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças acima de seis meses.

Vacinação em crianças acima de seis meses: eficácia e segurança

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e o FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos, aprovaram o uso das vacinas Pfizer e Moderna para crianças acima de seis meses. Estudos comprovam a segurança e eficácia dessas vacinas, com a Pfizer apresentando eficácia superior a 80% na prevenção de infecções em crianças entre dois e quatro anos. Embora a maioria das crianças apresente casos leves da doença, a vacinação previne casos graves, internações e óbitos, principalmente em crianças com comorbidades. A vacinação também contribui para a redução da circulação do vírus e diminui a pressão sobre o sistema de saúde.

Medos e desinformação sobre a vacinação infantil

Um dos principais receios dos pais é o risco de efeitos colaterais, como a miocardite (inflamação do coração). O Dr. Ferraz ressalta que, embora raros, esses eventos adversos são extremamente incomuns e o risco de miocardite pela Covid-19 é significativamente maior do que o risco associado à vacina. A rapidez no desenvolvimento das vacinas também gera dúvidas, mas o médico explica que as tecnologias empregadas são testadas e seguras, e nenhuma etapa do processo de desenvolvimento foi ignorada. A desinformação e as fake news contribuem para o aumento desses medos infundados.

Importância da vacinação e perspectivas futuras

O pediatra reforça a importância da vacinação para proteger as crianças contra a Covid-19, especialmente em vista do aumento de hospitalizações por doenças respiratórias em menores de cinco anos. A expectativa é que a Anvisa aprove em breve a vacinação para crianças menores de cinco anos, oferecendo maior proteção a essa faixa etária. A entrevista finaliza com um apelo aos pais para que vacinem seus filhos, enfatizando que os benefícios da vacinação superam em muito os riscos.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.