CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estadunidense, americano, norte-americano… qual o gentílico correto?

Lígia Boareto explica qual é a maneira correta de falar da nacionalidade das pessoas; ouça o 'CBN Papo Certo'
Estadunidense
Lígia Boareto explica qual é a maneira correta de falar da nacionalidade das pessoas; ouça o 'CBN Papo Certo'

Lígia Boareto explica qual é a maneira correta de falar da nacionalidade das pessoas; ouça o ‘CBN Papo Certo’

O debate sobre o uso correto dos gentílicos para pessoas nascidas nos Estados Unidos voltou à tona com a escolha do novo Papa Leão 14, Estadunidense, americano, norte, Robert Privouce, frequentemente referido na imprensa como “Papa americano”. A dúvida principal é se o termo “americano” é adequado para designar alguém dos Estados Unidos, considerando que o continente americano inclui vários países.

Uso dos gentílicos para nascidos na América

O termo “americano” pode se referir a qualquer pessoa nascida no continente americano, Estadunidense, americano, norte, que abrange América do Norte, América Central e América do Sul. Assim, latino-americanos, como o Papa Francisco, que nasceu na Argentina, também são americanos. Além disso, “norte-americano” pode designar pessoas nascidas em qualquer país da América do Norte, como Canadá, México e Estados Unidos.

Especificidade do termo "estadunidense": O gentílico “estadunidense” é o único que especifica claramente o país de nascimento como Estados Unidos, evitando ambiguidades. Por isso, apesar de “americano”, “norte-americano” e “estadunidense” serem corretos e usados como sinônimos para pessoas nascidas nos Estados Unidos, o uso de “estadunidense” é recomendado para maior clareza na comunicação.

Aspectos ideológicos e linguísticos: Há também um componente ideológico na escolha do gentílico. Alguns associam o uso de “estadunidense” a uma posição política mais à esquerda, enquanto “americano” seria mais comum entre grupos de direita, por considerar o termo “América” exclusivo dos Estados Unidos. No entanto, do ponto de vista linguístico, a preferência pelo termo “estadunidense” é uma questão de clareza, não de ideologia.

Exemplos e esclarecimentos: O Papa Francisco é considerado o primeiro Papa americano, pois nasceu no continente americano (Argentina). Já para o Papa Leão 14, nascido nos Estados Unidos, o termo mais preciso seria “estadunidense”. Portanto, é incorreto afirmar que o Papa Leão 14 é o primeiro Papa americano, pois esse título pertence ao Papa Francisco.

Entenda melhor

Os gentílicos “americano” e “norte-americano” abrangem múltiplos países e podem causar confusão. “Estadunidense” é o termo que identifica exclusivamente pessoas nascidas nos Estados Unidos, sendo recomendado para evitar ambiguidades.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.