CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições de estudantes para o Enem

Professor Eduardo Gula Sobrinho conversou com a CBN Ribeirão
Estão abertas as inscrições de estudantes
Professor Eduardo Gula Sobrinho conversou com a CBN Ribeirão

Professor Eduardo Gula Sobrinho conversou com a CBN Ribeirão

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começaram no dia 15 de maio e vão até o dia 27 do mesmo mês. O Ministério da Educação informou que a taxa de inscrição permanece em R$ 35, Estão abertas as inscrições de estudantes,00, valor igual ao do ano anterior, e deve ser paga até o dia 29 de maio exclusivamente no Banco do Brasil.

Podem se inscrever no Enem candidatos que estejam concluindo o ensino médio neste ano ou que já tenham concluído. Alunos de anos anteriores do ensino médio também podem fazer a prova para treinamento, mas suas notas não serão válidas para fins oficiais. A inscrição é feita no site do Inep, onde o candidato deve fornecer documentos pessoais, como RG e CPF, além de um e-mail válido para comunicação.

Critérios para isenção da taxa

A isenção da taxa de inscrição é destinada a estudantes que estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas e que comprovem renda familiar per capita inferior a um salário mínimo. A comprovação é feita pelo próprio candidato no momento da inscrição no site do Inep, que pode ou não autorizar a isenção. Não é exigida documentação formal como declaração de imposto de renda.

Utilidades do Enem: Além de avaliar o ensino médio, o Enem serve como critério para programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame também pode ser usado para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

Rigor na correção das redações: O edital de 2013 prevê maior rigor na correção das redações, após casos em que textos com conteúdo inadequado receberam notas máximas. No ano anterior, duas correções eram feitas e, se houvesse divergência superior a 200 pontos, uma terceira correção era realizada. Em 2013, essa diferença foi reduzida para 100 pontos, aumentando a possibilidade de terceira correção. Redações consideradas de deboche ou com conteúdo impróprio serão anuladas.

Os candidatos podem solicitar a visualização da redação corrigida, mas não há possibilidade de recurso contra a nota atribuída.

Informações adicionais

Para auxiliar na preparação, o Inep disponibiliza uma cartilha digital com provas anteriores do Enem, que pode ser acessada gratuitamente. A expectativa para 2013 é que o exame ofereça cerca de 140 mil vagas em universidades federais em todo o país.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.