Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Ribeirão Preto se prepara para sediar, em outubro, a primeira mostra internacional de dança-imagens em movimento a céu aberto. As inscrições, gratuitas, estão abertas desde o início do mês e seguem até o dia 10 de setembro.
O que esperar da mostra?
Segundo Denise Mata, diretora-geral da mostra, o evento é aberto a profissionais de dança e vídeo que possuam obras audiovisuais finalizadas entre janeiro de 2010 e janeiro de 2014. Os trabalhos devem seguir os padrões da vídeo dança, um híbrido entre as duas artes, com duração mínima de um minuto e máxima de dez minutos. A mostra contará com a participação de artistas de 15 países, incluindo Espanha, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Alemanha, Bélgica, Itália, Portugal, Finlândia e Lapônia.
Atrações e atividades
A abertura, no dia 24 de outubro, uma sexta-feira, terá início às 10h da manhã e contará com uma atração aérea especial. A programação inclui oficinas durante o dia e, à noite, a apresentação da companhia de dança aérea Base, com o espetáculo “Aranha-cel” no Centro Cultural Palace. Os artistas da Base se apresentarão em rapel, demonstrando sua habilidade em dançar sem tocar o chão.
Leia também
- Prova nacional do docente inscrições: Inscrições para a primeira edição da Prova Nacional do Docente já estão abertas em todo o país
- 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem inscrições abertas para concurso literário
- Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão abre inscrições para aulas de música e dança
Participação e votação popular
Além das atividades presenciais, haverá uma palestra online no sábado, às 18h30, sobre o conceito de vídeo dança, suas possibilidades e o debate em torno dessa nova forma de arte. Os 30 trabalhos selecionados serão exibidos em telões a céu aberto, em frente ao Centro Cultural. O público poderá assistir aos vídeos utilizando fones de ouvido e votar naquele que considerar mais interessante. Os três vídeos mais votados receberão um troféu. A votação será popular e busca reconhecer os vídeos que mais chamaram a atenção do público.
A iniciativa promete ser um importante espaço de difusão e apreciação da vídeo dança, unindo arte, tecnologia e interação com o público.



