Para os tipos O- e O+ o déficit é ainda maior, de 50%
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto enfrenta uma situação crítica: seus estoques estão 18% abaixo do ideal, com algumas tipagens sanguíneas apresentando queda de até 50%. A necessidade diária é de 70 doações, número que não está sendo atingido.
Tipos Sanguíneos Mais Necessários
De acordo com o líder de captação do Banco de Sangue, Oeli Mendes, os tipos sanguíneos O negativo, A positivo e A negativo são os que mais precisam de doações. O O negativo, por ser um doador universal, é especialmente crítico, representando apenas 7% da população e apresentando uma queda significativa nas doações.
Causas da Crise e Importância da Doação
A pandemia de coronavírus impactou significativamente as doações de sangue, levando a uma redução substancial nos estoques. Apesar do fim da fase mais aguda da pandemia, a necessidade de doações continua alta para atender pacientes em hospitais. É importante lembrar que doenças pré-existentes permanecem e a falta de sangue pode agravar problemas de saúde.
Leia também
A doação de sangue é um ato contínuo e fundamental para a saúde pública. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, sem infecções ou sintomas gripais. Para mais informações ou tirar dúvidas sobre a possibilidade de doação, entre em contato com o Banco de Sangue de Ribeirão Preto pelo telefone (36) 1015-1515.



