Conheça a história da Verena Paccola no Giro CBN desta quarta-feira (12)
A estudante de medicina da USP de Ribeirão Preto, Verena Pakola, de 22 anos, descobriu mais de 25 asteroides. Em entrevista, ela contou sobre sua paixão pela ciência desde a infância e como participou de um projeto da NASA que a capacitou para essa descoberta.
Descobrindo Asteroides: Uma Jornada Científica
Verena participou do programa Cássio Asteroids, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com a NASA. Através de um treinamento, ela aprendeu a usar um software para analisar imagens de um telescópio e identificar asteroides. O programa é aberto a qualquer pessoa com acesso à internet e um computador, e Verena planeja oferecer treinamentos em seu Instagram (@verena.pacola) para interessados em participar.
Nomeando Asteroides e o Futuro
O processo de nomear um asteroide leva de seis a oito anos. Verena pretende homenagear sua mãe, avó e a USP em seus achados. Entre os asteroides descobertos, um foi classificado como “asteroide fraco”, uma descoberta rara que exige monitoramento pela NASA e Harvard.
Leia também
Ciência, Negacionismo e o Filme “Não Olhe para Cima”
Verena comentou sobre o filme “Não Olhe para Cima”, destacando a forma como o filme retrata o negacionismo científico. Ela enfatizou a importância de valorizar a ciência como base em fatos e não em opiniões, criticando a priorização de interesses pessoais e econômicos sobre a evidência científica.
A entrevista completa está disponível em plataformas de podcast. Verena convida a todos a se envolverem com a ciência e a explorar seu trabalho em seu Instagram.