Trânsito ficou complicado nas primeiras horas da manhã na entrada da universidade
Protesto contra cortes na educação em Ribeirão Preto
Na manhã desta quarta-feira, estudantes da USP de Ribeirão Preto realizaram um protesto contra os cortes de verbas na educação anunciados pelo governo federal. Aproximadamente 20 estudantes ocuparam uma das entradas do campus, causando transtornos no trânsito da região. A manifestação, que durou cerca de duas horas, contou com panfletos e faixas com dizeres contra o contingenciamento orçamentário e em defesa da educação. A Polícia Militar foi acionada e, por volta das 9h, liberou o acesso ao campus.
Impactos na USP Ribeirão Preto
De acordo com Rodrigo Cardoso, doutorando em Neurociência e representante dos alunos de pós-graduação, a suspensão de bolsas de pesquisa oferecidas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) afetou significativamente a universidade. A CAPES financia 60% das bolsas de mestrado e doutorado da USP, e em Ribeirão Preto, 136 bolsas foram cortadas, representando um impacto estimado em R$ 4 milhões por ano. A pesquisa na universidade é amplamente dependente desse financiamento.
Ato público na esplanada do Teatro Pedro II
Para chamar a atenção da comunidade para a importância da educação e da pesquisa, os estudantes organizaram um ato público na esplanada do Teatro Pedro II, a partir das 15h. A programação inclui uma mostra científica para apresentar os trabalhos desenvolvidos na universidade, uma aula pública com professores da USP e uma passeata pelo centro da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre os cortes e seus impactos na instituição e na sociedade.
Leia também
O trânsito na região da USP de Ribeirão Preto já está normalizado após o término do protesto matinal. As atividades programadas para a tarde na esplanada do Teatro Pedro II prometem dar continuidade à luta dos estudantes por mais investimentos na educação e na pesquisa.



