Movimentos aconteceram em São Carlos, Franca, Jaboticabal, Sertãozinho e Araraquara
Cortes na Educação: Manifestações em Universidades do Interior Paulista
Estudantes de diversas universidades paulistas realizaram protestos nesta quarta-feira contra os cortes de verbas na educação. Em Franca, cerca de 150 alunos da Unesp se concentraram desde as 8h da manhã, realizando uma passeata até a Praça da Concha Acústica por volta do meio-dia, abordando pessoas e explicando os impactos dos cortes nas instituições públicas.
Araraquara e São Carlos: Mobilização Estudantil
Em Araraquara, mais de 200 estudantes da Unesp se manifestaram em frente ao prédio do curso de Ciências e Letras, protestando contra os cortes do Ministério da Educação em universidades federais e bolsas de pesquisa. Um ato na Praça Santa Cruz está previsto para as 16h. Em São Carlos, alunos e professores da USP e Ufscar se uniram em uma manifestação que percorreu o centro da cidade, culminando na Praça Coronel Salles.
Impactos e Reivindicações
Os protestos se direcionam contra o bloqueio de quase 25% das despesas discricionárias das universidades, afetando gastos com contas de água e luz, materiais básicos, terceirizados e pesquisas científicas. Em São Carlos, a suspensão de verba afeta o pagamento de funcionários e investimentos em pesquisa. A Unesp em Jaboticabal também registrou mobilização, com muitos professores suspendendo atividades. O movimento busca conscientizar a população sobre a importância das universidades e pressionar por reversão dos cortes.
Leia também
Os protestos ocorreram de forma majoritariamente pacífica, com os estudantes expressando suas preocupações e reivindicações em relação ao futuro da educação pública no país. A falta de recursos impacta diretamente a pesquisa, o desenvolvimento científico e a formação de profissionais qualificados.



