Estiveram na feira 240 jovens de Ribeirão Preto, Brodowski e São Simão; visita foi coordenada pela Associação Brasileira do Agro
No último dia da Agrishow, 240 alunos da rede estadual de ensino de Ribeirão Preto e região visitaram a feira para conhecer o ambiente de negócios do agronegócio, ver máquinas e ouvir empresários do setor. A ação envolveu estudantes de seis escolas que cursam a etapa do novo ensino médio com formação técnica.
Visita e experiências dos estudantes
Os adolescentes se reuniram no estande do Instituto Agronômico (IAC) antes de seguir para empresas expositoras de máquinas agrícolas. Matheus Gabriel Domingos, 16 anos, estudante de administração na Escola Estadual Tomás Alberto Weitele, disse já ter feito visitas à Agrishow com o pai, que trabalhou em estandes, mas ressaltou a importância de rever lançamentos e tecnologias: “É sempre bom fazer uma visita porque tem vários lançamentos e várias coisas legais que a gente pode aprender aqui”.
Luiz Henrique de Lima, 17, aluno do curso técnico de vendas, participou pela primeira vez e avaliou a experiência como enriquecedora: “Está sendo bem maneiro. Vai me deixando mais experiente para conhecer as coisas, entender como funciona”. Os estudantes destacaram o impacto de ver em campo o maquinário e as negociações que movimentam o setor.
Leia também
Parcerias entre escolas e empresas
A visita foi organizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) por meio do programa Agronegócio na Escola, que existe há duas décadas. Neste ano a entidade firmou uma parceria inédita com a diretoria estadual de ensino para ampliar o alcance às turmas de ensino técnico.
Douglas Infosato, diretor de gente, gestão e sustentabilidade de uma das empresas que recebeu os estudantes, afirmou que iniciativas desse tipo são essenciais para formar mão de obra qualificada: “O agro precisa de mão de obra qualificada. É uma busca contínua por essas capacitações… a Baldan estará sempre de portas abertas para esse tipo de iniciativa”.
Marcela Leixo, dirigente regional de ensino, reforçou que a experiência prática complementa as aulas e ajuda os jovens a visualizar um futuro profissional no setor: “Os alunos estão encantados… vendo na prática toda essa tecnologia, logística e o agro para a sala de aula, para a realidade deles”.
Ampliação das visitas e percepção do setor
Valera Ribeiro, assessora de comunicação da ABAG, destacou que muitas vezes os alunos têm a ideia de que o agronegócio se limita ao plantio e à colheita, sem perceberem a cadeia de atividades envolvendo tecnologia, vendas e dados. Segundo ela, mostrar esse universo amplia as perspectivas profissionais: “Aqui eles têm a oportunidade de ver o que é vender, o que é uma máquina, o que é tecnologia, o que é dados”.
A ABAG pretende ampliar as visitas e repetir a iniciativa na Agrishow do próximo ano, mantendo o contato entre escolas técnicas e empresas expositoras.
Após a programação na feira, os estudantes retornaram com relatos do que viram e com uma visão mais prática do funcionamento do mercado agrícola e das carreiras possíveis no setor.



