Quem tiver bom desempenho fica apto a preencher uma das 15.369 vagas disponíveis em universidades estaduais
Alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio participam do Provão Paulista, Estudantes do Ensino Médio realizam, nesta, exame que oferece vagas para universidades públicas do estado de São Paulo. A prova é obrigatória e dividida em três etapas, realizadas ao longo dos três anos do ensino médio.
Os estudantes do segundo ano respondem hoje questões de Ciências da Natureza e Linguagens, e amanhã farão as provas de Matemática e Ciências Humanas. Ao todo, são 90 questões, divididas em 45 por dia. A prova tem pesos diferentes para cada série: 15% para o primeiro ano e 25% para o segundo ano.
O resultado do exame será divulgado no dia 9 de janeiro, e pode ser consultado no site oficial do Provão Paulista. A participação nas três etapas é fundamental para que o aluno possa concorrer a vagas em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Fatec e outras universidades públicas do estado.
Leia também
Não é possível remarcar a prova, exceto em cidades onde há feriado municipal nos dias de aplicação. Nesses casos, a remarcação é feita automaticamente pela escola, com a prova sendo realizada em dezembro.
- Prova dividida em três etapas, uma por ano do ensino médio.
- 90 questões no total, com 45 questões por dia.
- Pesos diferentes para cada série: 15% para o primeiro ano e 25% para o segundo ano.
Detalhes da prova:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)
- Outras universidades públicas do estado de São Paulo
Instituições contempladas:
- Participação obrigatória para alunos do primeiro e segundo ano.
- Remarcação só permitida em caso de feriado municipal.
- Resultado disponível no site do Provão Paulista em 9 de janeiro.
Entenda melhor
Informações sobre a participação: O Provão Paulista é um exame estadual que visa facilitar o ingresso dos estudantes do ensino médio em universidades públicas, utilizando o desempenho acumulado ao longo dos três anos escolares.



