CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudantes infectados pela Covid-19, ou outra doença contagiosa, devem pedir a reaplicação do Enem

Solicitação deve ser feita pelo site: enem.inep.gov.br/participante ; prova será aplicada neste final de semana
reaplicação Enem
Solicitação deve ser feita pelo site: enem.inep.gov.br/participante ; prova será aplicada neste final de semana

Solicitação deve ser feita pelo site: enem.inep.gov.br/participante ; prova será aplicada neste final de semana

Neste fim de semana, acontece a primeira prova impressa do ENEM após diversas polêmicas sobre seu adiamento. Apesar de decisões judiciais manterem as datas, movimentos pedem o adiamento da prova, com a Defensoria Pública entrando com mais um pedido negado na terça-feira.

Preocupações com a Pandemia

O ENEM é porta de entrada para universidades em todo o país, e a preocupação com a pandemia e aglomerações em salas de aula durante a prova de mais de três horas é grande. Alunos diagnosticados com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer à prova e devem solicitar a reaplicação.

Reaplicação da Prova

Candidatos com Covid-19 ou doenças como coqueluche, difteria, meningite e sarampo, listadas no edital do ENEM, devem solicitar a reaplicação da prova no site enem.inep.gov.br/participante, anexando documento médico com diagnóstico, assinatura e identificação do profissional com registro no Conselho Regional de Medicina. Aqueles com sintomas na véspera ou no dia da prova também não devem comparecer e devem entrar em contato com a central de atendimento do INEP (0800-6161-61). A reaplicação será nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Datas Mantidas, mas com Polêmicas

Apesar de polêmicas e pedidos de adiamento, inclusive pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), as datas do ENEM foram mantidas: 17 e 24 de janeiro para a prova impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a digital. A situação demonstra a complexidade de conciliar a realização de um exame nacional com as preocupações sanitárias do momento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.