CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudantes realiza a primeira fase do vestibular da Fuvest

Apesar das medidas sanitárias adotadas para evitar o contágio pela Covid-19, o índice de abstenção foi recorde: 13,2%
vestibular Fuvest
Apesar das medidas sanitárias adotadas para evitar o contágio pela Covid-19, o índice de abstenção foi recorde: 13,2%

Apesar das medidas sanitárias adotadas para evitar o contágio pela Covid-19, o índice de abstenção foi recorde: 13,2%

Neste domingo, ocorreu a primeira fase do vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país, com mais de 130 mil estudantes realizando a prova em diversas cidades. Em Ribeirão Preto, foram mais de 11 mil candidatos, com um recorde de abstenções.

Medidas de enfrentamento à Covid-19 e desafios da pandemia

Apesar do calor intenso na região, os candidatos elogiaram as medidas de enfrentamento à Covid-19 implementadas pela Fuvest. A pandemia trouxe novos desafios para os estudantes, que tiveram que se adaptar ao ensino remoto, lidar com problemas de acesso à internet e tecnologia, e se preparar para o vestibular em um contexto totalmente diferente.

Desigualdade no acesso à educação e tecnologia

O professor Luiz Claudio Jubilato destaca a desigualdade gerada pela pandemia, com muitos estudantes enfrentando dificuldades de acesso à internet e recursos tecnológicos. Ele ressalta que o vestibular, tradicionalmente baseado em apostilas e aulas presenciais, foi impactado significativamente pela mudança repentina para o ensino remoto, aumentando a diferença entre alunos com acesso a recursos e aqueles em situação de vulnerabilidade. Em algumas regiões, a falta de internet levou a iniciativas criativas, como o uso do rádio para auxiliar os estudos.

Resultados e próximos passos

A Fuvest divulgou o gabarito oficial da primeira fase na noite de ontem. A prova, com duração de cinco horas, continha 90 questões de múltipla escolha sobre diversas disciplinas. A lista dos aprovados para a segunda fase será divulgada em 1º de fevereiro, com as provas marcadas para os dias 21 e 22 do mesmo mês. O Enem 2020 está agendado para os dias 17 e 24 de janeiro. A primeira fase do vestibular representou um grande desafio para os estudantes, principalmente para aqueles que enfrentaram dificuldades de acesso à internet e recursos tecnológicos durante o período de pandemia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.