CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo ajuda pais a identificarem em crianças possíveis atrasos no desenvolvimento

Atividades remotas são aplicadas nos voluntários para avaliar o comportamento; pesquisadora Raissa Ferraz de Abreu explica
atraso desenvolvimento infantil
Atividades remotas são aplicadas nos voluntários para avaliar o comportamento; pesquisadora Raissa Ferraz de Abreu explica

Atividades remotas são aplicadas nos voluntários para avaliar o comportamento; pesquisadora Raissa Ferraz de Abreu explica

Uma pesquisa inovadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está utilizando a tecnologia para avaliar o desenvolvimento infantil de forma remota. Intitulado Follow Kids, o estudo acompanha crianças a partir de 12 meses de idade, analisando suas habilidades funcionais e participação social.

Objetivo do Estudo: Identificando Atrasos no Desenvolvimento

O principal objetivo do Follow Kids é identificar precocemente possíveis atrasos no desenvolvimento de bebês a partir de um ano de idade. Através de um protocolo remoto, a pesquisa busca avaliar a participação da criança em atividades diárias em diferentes ambientes (casa, creche e comunidade), verificando se seu desenvolvimento ocorre de forma adequada ao seu contexto.

Metodologia e Avaliação: Entendendo os Fatores que Influenciam

A metodologia inclui entrevistas com os pais ou responsáveis, buscando entender a rotina da criança, suas interações sociais e as possíveis barreiras ambientais que podem afetar seu desenvolvimento. São considerados fatores como características de comportamento da criança (introversão, por exemplo), habilidades funcionais (motoras, cognitivas), e aspectos ambientais (acesso a lazer, interação com outras crianças). Um instrumento validado mensura a frequência e o envolvimento da criança nas atividades, fornecendo subsídios para orientar as famílias.

Resultados e Impacto: Orientação e Acesso para Famílias

A pesquisa visa fornecer orientações personalizadas às famílias, auxiliando-as a estimular o desenvolvimento de seus filhos. A abordagem remota permite alcançar um número maior de participantes em todo o território nacional, incluindo famílias que têm dificuldades de acesso a profissionais especializados. A ênfase na participação social, um aspecto muitas vezes negligenciado, contribui para uma avaliação mais completa do desenvolvimento infantil, desde os primeiros anos de vida. O projeto segue em busca de voluntários até dezembro de 2023, para famílias com crianças entre 10 e 13 meses. Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (81) 99704-4694 ou (16) 99146-0620.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.