CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo aponta a importância da imunização contra a Covid-19 dos profissionais que cuidam da saúde bucal

Cirurgião-dentista Ricarco Jahn explica que foram encontrados fragmentos de coronavírus na boca de vítimas da Covid-19
imunização covid profissionais saúde
Cirurgião-dentista Ricarco Jahn explica que foram encontrados fragmentos de coronavírus na boca de vítimas da Covid-19

Cirurgião-dentista Ricarco Jahn explica que foram encontrados fragmentos de coronavírus na boca de vítimas da Covid-19

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) destaca a importância da vacinação contra a Covid-19 para cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, especialmente em cidades como Ribeirão Preto, onde a imunização desse grupo não atingiu 100%. A pesquisa revelou a presença do vírus em amostras de saliva e gengiva de pacientes falecidos pela doença, sugerindo um risco aumentado para profissionais da área.

Riscos para Profissionais da Saúde Bucal

A pesquisa da USP identificou o vírus em tecidos gengivais e saliva de pacientes que morreram de Covid-19, evidenciando a exposição de dentistas e profissionais da saúde bucal ao vírus durante o trabalho. A proximidade com a boca do paciente, aliada à produção de saliva durante os procedimentos, aumenta significativamente o risco de contaminação.

Necessidade de Vacinação e Ações Governamentais

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) tem cobrado fortemente a priorização da vacinação para profissionais da saúde bucal junto aos governos estadual e municipal. A escassez de vacinas, perdas durante a aplicação e a necessidade de um excedente para compensar essas perdas, são apontados como obstáculos para a imunização completa da categoria. A falta de doses suficientes tem sido uma preocupação constante, com estimativas de déficit de até 10 mil doses em Ribeirão Preto.

Medidas de Segurança e Adaptação à Pandemia

Desde o início da pandemia, o CROSP orientou a suspensão das atividades odontológicas para minimizar riscos. Atualmente, os profissionais estão retomando o atendimento com rigorosos protocolos de segurança, incluindo o uso de máscaras duplas, protetores faciais, aventais descartáveis e outros equipamentos de proteção individual (EPIs). Apesar das medidas de segurança, o custo elevado dos EPIs representa um desafio adicional para os profissionais.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.