CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo aponta que brasileiros estão consumindo menos carne

Neste ano o índice foi 9% menor em relação a 2022; ouça a coluna 'Giro do Agro' com Andrielly Ferro
consumo de carne
Neste ano o índice foi 9% menor em relação a 2022; ouça a coluna 'Giro do Agro' com Andrielly Ferro

Neste ano o índice foi 9% menor em relação a 2022; ouça a coluna ‘Giro do Agro’ com Andrielly Ferro

Pesquisa aponta queda no consumo de carne no Brasil, com exceção da carne suína.

Mudança nos hábitos alimentares

De acordo com pesquisa recente de uma empresa americana de consultoria, o consumo de carne no Brasil sofreu uma redução significativa, atingindo 9% a menos em comparação com o ano anterior. Essa queda é atribuída principalmente à inflação, que impacta diretamente o poder aquisitivo da população.

Carnes bovina e suína em trajetórias opostas

A pesquisa destaca a queda no consumo de carne bovina, que passou de 43% no primeiro trimestre de 2021 para 39% atualmente. Em contraponto, o consumo de carne suína aumentou, mostrando-se uma opção mais acessível para os brasileiros. Mesmo proteínas mais baratas, como salsicha e linguiça, apresentaram queda no consumo, superior a 4% em ambos os casos.

Cenário futuro e perspectivas

A consultoria americana prevê que a recuperação do consumo de carne dependerá diretamente da estabilidade de preços. A expectativa é que, com a redução gradual do preço da carne bovina, o consumo volte a crescer, embora não se espere uma queda significativa nos preços a curto prazo. Peixes e frutos do mar mantiveram estabilidade no período analisado. O Giro do Agro continuará acompanhando a situação e apresentará novas informações em breve.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.