CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo aponta que mulheres ocupam cerca de um terço na gerência de trabalhos no campo

Levantamento mostra crescimento da participação feminina no agronegócio brasileiro e mundial; confira o 'Giro do Agro'
mulheres na gerência
Levantamento mostra crescimento da participação feminina no agronegócio brasileiro e mundial; confira o 'Giro do Agro'

Levantamento mostra crescimento da participação feminina no agronegócio brasileiro e mundial; confira o ‘Giro do Agro’

Mulheres no Agro: Um Terço dos Cargos de Gerência

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Giro do Agro destaca a crescente participação feminina no agronegócio brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), um terço dos cargos de gerência em fazendas brasileiras são ocupados por mulheres. Estudos indicam que essa presença feminina vem crescendo no Brasil e no mundo, impulsionada também pelo interesse em tecnologias como a agricultura de precisão.

Quebrando Tabus e Superando Desafios

A presença feminina no campo se estende de atividades diretas com o gado e gestão técnica à supervisão de lavouras. Em 2012, 9,3% dos cargos de direção ou gerência na produção primária eram ocupados por mulheres. Em 2023, esse número saltou para 14%, mostrando um progresso significativo, embora ainda haja espaço para crescimento. O agronegócio é o setor com maior participação feminina, com 42% da força de trabalho no agro serviço e 37% na agroindústria.

Avanços e Perspectivas Futuras

Apesar do crescimento da participação feminina, desafios persistem em relação à igualdade de gênero, especialmente em cargos de liderança e salários. Um evento em São Paulo, transmitido online, discute a importância da mulher no agronegócio, os avanços conquistados e os próximos passos para uma maior inclusão. A participação das mulheres no agronegócio é fundamental para o desenvolvimento do setor e sua contribuição merece ser celebrada e reconhecida.

O Dia Internacional da Mulher serve como um lembrete da importância da luta por igualdade e representatividade em todos os setores, e o agronegócio não é exceção. As mulheres do campo, em posições de liderança e em todos os níveis da produção, são peças-chave para o sucesso e a inovação do setor. Parabéns a todas as mulheres que contribuem diariamente para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro!

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.