CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estudo aponta que pessoas com mais de 45 anos que vivem estressados podem ter problemas com a memória

Condições harmoniosas no trabalho e prática de atividades físicas podem ajudar no controle; ouça o comentário de David Forli
Memória e estresse
Condições harmoniosas no trabalho e prática de atividades físicas podem ajudar no controle; ouça o comentário de David Forli

Condições harmoniosas no trabalho e prática de atividades físicas podem ajudar no controle; ouça o comentário de David Forli

O estresse crônico pode afetar a memória, especialmente em pessoas com mais de 45 anos. Uma pesquisa longitudinal de 10 anos, publicada na JAMA Network Open, envolvendo quase 25 mil pessoas, revelou uma forte correlação entre estresse e perda de memória. O estudo avaliou a autodeclaração de estresse dos participantes e os submeteu a testes cognitivos, encontrando que mais de 50% dos indivíduos que se descreveram como estressados também apresentaram perda de memória.

Combater o estresse: Caminhadas na natureza

Pesquisas, como a publicada na revista Nature, apontam que atividades simples, como caminhadas na natureza, podem ser eficazes na redução do estresse. Um estudo observou que conversas durante caminhadas ao ar livre resultavam em melhores resultados cognitivos em comparação com reuniões em ambientes fechados. A prática regular de exercícios físicos, mesmo que não seja na natureza, também contribui para a redução do estresse.

Outras estratégias para reduzir o estresse

Além das caminhadas, outras medidas podem auxiliar na redução do estresse e na melhora da memória. Uma alimentação saudável, a adoção do trabalho híbrido (que, segundo pesquisa da Universidade Simon Fraser no Canadá, reduziu em 80% os problemas de saúde mental em 1576 entrevistados) e a prática de meditação são exemplos de estratégias comprovadamente eficazes. A meditação, em particular, reduz a frequência cardíaca, a pressão arterial e a sudorese, promovendo um estado de tranquilidade e ajudando a regular a hiperatividade causada pelo excesso de estímulos do dia a dia.

Em resumo, manter uma vida equilibrada, com atividades físicas regulares, alimentação saudável, práticas de relaxamento e uma rotina de trabalho que contemple o bem-estar mental, são fundamentais para a saúde cognitiva e a prevenção de problemas de memória associados ao estresse. A busca por equilíbrio e bem-estar é um investimento na saúde física e mental a longo prazo.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.