Fernando Nobre comenta a pesquisa e explica os ponto relacionados entre o cuidado bucal e a saúde cardíaca
O uso regular do fio dental está associado à redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC), Estudo aponta que uso constante do, especialmente na forma isquêmica, segundo estudo divulgado pelo site Medscape em 17 de fevereiro. A pesquisa indica que a prática contribui para a diminuição da inflamação sistêmica, fator que pode levar à fibrilação atrial, uma arritmia cardíaca que aumenta as chances de embolias e complicações cardioembólicas.
Detalhes do estudo: O estudo avaliou mais de 6 mil participantes que responderam a questionários sobre seus hábitos de higiene bucal. O uso do fio dental pelo menos uma vez por semana foi considerado regular, assim como a visita ao dentista pelo menos uma vez ao ano.
Resultados principais: Os pesquisadores encontraram associação significativa entre o uso regular do fio dental e menores riscos de AVC isquêmico, AVC cardioembólico e fibrilação atrial. A redução do risco foi atribuída principalmente à diminuição da incidência de fibrilação atrial.
Leia também
“O fio dental remove partículas de alimentos e placas bacterianas presas entre os dentes e limpa as gengivas, fazendo isso melhor do que a escovação regular”, afirmou o doutor Suvikssen, médico, professor e coordenador do Departamento de Neurologia da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, um dos coautores do estudo.
Informações adicionais
Comentário do especialista: O estudo reforça a importância da prevenção na saúde cardiovascular, destacando que o uso do fio dental reduz níveis de inflamação sistêmica e infecção oral, fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças graves como o AVC.